Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Campi > Vitória
Início do conteúdo da página

Campus Vitória

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2006, 11h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 13h49

O Ifes – Campus Vitória foi criado em 23 de setembro de 1909, no governo do presidente Nilo Peçanha, e regulamentado pelo Decreto nº 9.070, de 25 de outubro de 1910.

Inicialmente, foi denominado Escola de Aprendizes e Artífices do Espírito Santo, tendo como propósito a formação de profissionais artesãos, com ensino voltado para o trabalho manual. No ano de 1937, ocorreu a primeira mudança em seu nome, sendo chamado de Liceu Industrial de Vitória e, em 1942, tornou-se Escola Técnica de Vitória (ETV). Posteriormente, em 3 de setembro de 1965, passou a denominar-se Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES), em uma mudança que adequava a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, com ênfase na preparação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

Por meio de decreto presidencial em março de 1999, a ETFES passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Cefetes, com maior abrangência e possibilidades de atuação, oferecendo formação continuada de trabalhadores, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.

Em 29 de dezembro de 2008, por intermédio da Lei nº 11.892, o Cefetes passou a integrar, com as três Escolas Agrotécnicas do Estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Dessa forma, o Campus Vitória passou a ser parte integrante da estrutura administrativa do Ifes, competindo-lhe a supervisão dos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão e a gestão das atividades administrativas locais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página