Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Ifes está no ranking das instituições que mais depositaram patentes no Brasil

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 17h15 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 14h19

Relatório do INPI, sobre 2015, mostra o Instituto entre os 50 principais depositantes de patentes e registro de software.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está entre as 50 instituições que mais depositaram patentes de invenção no Brasil, no ano de 2015. O dado está no Ranking dos Depositantes Residentes de Patentes de Invenção 2015, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na lista, o Instituto aparece como 45º, com nove depósitos. O Ifes está ainda no ranking de registros de programas de computador, na 41ª posição, com cinco softwares.

Apenas dois outros institutos federais constam nesses dois rankings: o IF Sul de Minas, na lista de registro de softwares, figurando na 35ª colocação; e o IF Sergipe, no ranking de patentes de invenção, na 38ª posição. O coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani Lucas dos Santos, comemorou a presença do Ifes no relatório e lembrou que houve um grande empenho dos servidores e estagiários para que isso fosse possível.

“O mais relevante para nós é o fato de que o processo de inovação passa pelo depósito de patentes, é uma etapa. Então, esse resultado mostra que estamos no caminho certo. O Ifes está se propondo realmente a fazer inovação, e os servidores estão compreendendo a metodologia”, comentou. Christian destacou também que quem precisar de orientação a respeito do depósito de patentes e registro de softwares pode procurar a Agifes, pelo e-mail agifes@ifes.edu.br.

Relatório
O relatório do INP apresenta, além de rankings, vários dados complementares, considerando a natureza s depositantes: empresas de médio e grande porte; instituições de ensino e pesquisa e governo; microempreendedor individual, microempresa e empresa de pequeno porte; associações e sociedades de intuito não econômico; pessoas físicas e cooperativas.

Acesse o relatório na íntegra.

registrado em:
Assunto(s): patentes , ifes , ranking , inpi
Fim do conteúdo da página