Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Prazo para adoção dos memorandos eletrônicos é adiado em uma semana

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 16h14 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 16h14

A previsão é de que os memorandos eletrônicos, que vão substituir o papel em toda a instituição, estejam disponíveis para todos os campi no dia 3 de outubro.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI), do Instituto Federal do Espírito Santo, adiou em uma semana o prazo para encerrar a tramitação de memorandos de papel entre os setores dos campi e da Reitoria. A medida foi tomada em função da realização, pelo Ifes, do Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês) e para que as unidades de Gestão de Pessoas finalizem os acertos nos cadastros de servidores, o que é essencial para o funcionamento da nova plataforma. A previsão é de que os memorandos eletrônicos, que antes seriam adotados no dia 26 de setembro, estejam disponíveis para todas as unidades da instituição no dia 3 de outubro.

A partir desse dia, esse tipo de documento tramitará apenas pelo Sistema Integrado de Gestão do Ifes (SIG-Ifes). A plataforma tem o objetivo de integrar os processos do Instituto, dando apoio ao planejamento, organização e controle das operações diárias dos setores. A medida atende o Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo na administração pública federal. E ainda à Portaria nº 1.042, de 4 de novembro de 2015, que dispõe sobre a implantação e o funcionamento do processo eletrônico no âmbito do Ministério da Educação.

Capacitação
Na próxima quarta-feira (28) acontecerá a segunda ação de capacitação, de caráter obrigatório, que tem como público-alvo todos os gestores de unidades organizacionais dos campi. O evento será realizado via Conferência web às 14h , pelo endereço em http://webconf2.rnp.br/ifes-dti (http://webconf2.rnp.br/ifes-dti). A previsão é de que o treinamento tenha duração de 2 horas.

Embora as reuniões sejam gravadas e disponibilizadas para consulta posterior, segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Joubert Alexandrino, “é importante a participação de todos os envolvidos para que os mesmos possam tirar dúvidas acerca dos procedimentos que terão início no dia 3 de outubro”.

Na última terça feira (20), foi realizada a primeira capacitação para equipes dos setores de Protocolo e de TI dos Campi , via Conferência Web (webconf), conforme previsto no cronograma inicial. Registraram presença os campi de Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Serra, Vila Velha, Vitória, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Manual
Já esta disponível na página do SIG-Ifes, um manual para o uso da nova plataforma. Servidores de setores como Protocolo e Arquivo também estarão capacitados para auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

Acesse o manual

registrado em:
Fim do conteúdo da página