Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Servidores do Ifes participam de segunda etapa da construção da Política de Comunicação

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 15h16 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 18h50

Canais de relacionamento, comunicação em rede, mídia, divulgação científica e gestão de eventos foram temas discutidos nas reuniões que aconteceram no Campus Serra.

Nos últimos dias 17 e 18 de março, foram realizadas as reuniões da segunda etapa para a Construção da Política de Comunicação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Comunicadores, gestores e líderes do Projeto de Comunicação dos campi e da Reitoria discutiram, no Campus Serra, sobre canais de relacionamento, comunicação em rede, mídia, divulgação científica e gestão de eventos. Também estiveram presentes alunos e representantes de diversos fóruns da instituição, como o de Gestão de Pessoas e o de Bibliotecários. As discussões foram conduzidas pelo consultor Wilson Bueno.

No primeiro dia, o grupo de aproximadamente 60 pessoas, foi recebido pelo Diretor de Ensino do Campus Serra, Wagner Teixeira, e pela pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Verónica Flores Nardy, que representou o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e destacou a importância de cada um assumir o seu papel de comunicador institucional. “O que vemos é que muitos não passam a informação para alunos e outros servidores, não fazem o seu papel de representante. Precisamos parar e avaliar as falhas da comunicação, mas também as falhas de comunicação”, considerou.

Pela manhã, Wilson palestrou sobre conceitos fundamentais da comunicação interna e sobre a importância da comunicação em rede. Depois, a chefe da Assessoria de Comunicação do Ifes, Nathalia Poloni Sardenberg de Almeida, fez uma contextualização sobre os canais de comunicação utilizados pelos campi e pela Reitoria e apresentou as ações em rede já realizadas pela instituição, como os eventos em comemoração ao aniversário do Ifes em 2015 e a mobilização #ZikaZero, que ainda está acontecendo. Munidos dessas informações, os participantes se reuniram em grupos e propuseram sugestões de novos canais e de melhorias para os já utilizados pela instituição.

À tarde, o consultor fez uma explanação sobre relacionamento com a mídia, sobre os diferentes tipos de imprensa e sobre boas práticas a serem adotadas nesse relacionamento.Novamente, a chefe da Assessoria de Comunicação, Nathália P. S. de Almeida apresentou como é realizado o trabalho no setor e como os campi são orientados a fazer o atendimento à imprensa. Os participantes puderam, então, fazer perguntas ao consultor e debater as questões abordadas durante todo o dia.

Divulgação Científica
O segundo dia de reunião se concentrou na discussão sobre a divulgação científica, sobre as campanhas de divulgação do Processo Seletivo, e sobre a realização de eventos institucionais. Pela manhã, o consultor Wilson Bueno falou sobre a diferença entre comunicação científica e divulgação científica e sobre na importância de tornar visível a produção acadêmica do Ifes, utilizando os canais de comunicação institucionais, como o site. Como contraponto, Wilson expôs algumas síndromes que envolvem o meio acadêmico, para orientar como deve ser a postura do comunicador com os pesquisadores e também com jornalistas da imprensa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Marcio Almeida Có, fez uma apresentação sobre como é realizada a comunicação científica no Ifes, sobre o Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif), as formas de apoio, os instrumentos de divulgação e também sobre a expectativa da pró-reitoria em relação à Política de Comunicação. “É fundamental que todas as ações estejam estruturadas na Política, para que elas tenham lastro institucional. Eu estou ansioso pelo plano que será feito após a política, temos ótimas expectativas”, afirmou. Após a apresentação do pró-reitor, foi aberto um espaço para perguntas.

À tarde, a programação se iniciou com uma exposição sobre as campanhas de divulgação do processo seletivo e sobre a realização e a promoção de eventos institucionais. Depois, o consultor Wilson Bueno falou sobre a importância estratégica dos eventos e o envolvimento dos setores de comunicação em todo o processo de organização e divulgação. Os participantes se reuniram em grupos e propuseram melhorias e novas práticas para a divulgação dos processos seletivos e também para a gestão de eventos na instituição.

Participação
O estudante Thiago Soares Damasceno, do curso técnico em Agropecuária do Campus Santa Teresa, considera as reuniões muito interessantes e participativas. “Vemos muitos representantes da comunidade escolar e um esforço do Ifes em ser transparente, em adotar uma postura de instituição que quer se comunicar bem com todos os seus públicos”, avaliou.

Para o servidor André Araújo Martini, do setor de Registros Acadêmicos do Campus Vitória, a discussão da Política de Comunicação está sendo conduzida da forma adequada. “Eu participei também das discussões do planejamento estratégico e o que estamos discutindo nessas reuniões foi apontado lá. Acho que já é um resultado e eu espero que os problemas de comunicação que vemos no dia a dia sejam solucionados a partir destas discussões”, afirmou.

A servidora Djalse Linhales, do Campus Itapina, participou das reuniões da segunda etapa como representante do Fórum de Gestão de Pessoas. “A expectativa é boa, principalmente com a comunicação interna. O que eu notei é que já temos muitos canais, precisamos fazer a gestão e melhorar a nossa comunicação com os servidores e com os alunos”, avaliou.

Consulta pública
Está disponível para consulta pública, até o dia 31 de março, a minuta do primeiro capítulo da Política de Comunicação, construído após a primeira etapa de reuniões. Toda a comunidade do Ifes poderá contribuir com sugestões para o documento. Participe e dê a sua sugestão.

Próxima etapa
A próxima etapa do processo de construção da Política de Comunicação acontecerá nos dias 18 e 19 de abril no Campus Nova Venécia. Serão discutidos “A Comunicação nas mídias sociais”, “A comunicação em situações de crise”, e “A gestão da comunicação estratégica no Ifes, com atenção especial à implementação da Política de Comunicação”.

Saiba mais sobre a Política de Comunicação do Ifes.

 

Veja fotos das reuniões dos dias 17 e 18 de março:

 

pc_serra_1
pc_serra_1 pc_serra_1
pc_serra_2
pc_serra_2 pc_serra_2
pc_serra_3
pc_serra_3 pc_serra_3
pc_serra_4
pc_serra_4 pc_serra_4
pc_serra_5
pc_serra_5 pc_serra_5
pc_serra_6
pc_serra_6 pc_serra_6
pc_serra_7
pc_serra_7 pc_serra_7
pc_serra_8
pc_serra_8 pc_serra_8
pc_serra_9
pc_serra_9 pc_serra_9
pc_serra_10
pc_serra_10 pc_serra_10
pc_serra_11
pc_serra_11 pc_serra_11
pc_serra_12
pc_serra_12 pc_serra_12
pc_serra_13
pc_serra_13 pc_serra_13
pc_serra_14
pc_serra_14 pc_serra_14
pc_serra_15
pc_serra_15 pc_serra_15
pc_serra_16
pc_serra_16 pc_serra_16
pc_serra_17
pc_serra_17 pc_serra_17
pc_serra_19
pc_serra_19 pc_serra_19
pc_serra_20
pc_serra_20 pc_serra_20
pc_serra_21
pc_serra_21 pc_serra_21
pc_serra_22
pc_serra_22 pc_serra_22
pc_serra_23
pc_serra_23 pc_serra_23
pc_serra_24
pc_serra_24 pc_serra_24
pc_serra_25
pc_serra_25 pc_serra_25
pc_serra_26
pc_serra_26 pc_serra_26
pc_serra_27
pc_serra_27 pc_serra_27
pc_serra_28
pc_serra_28 pc_serra_28
pc_serra_29
pc_serra_29 pc_serra_29
pc_serra_30
pc_serra_30 pc_serra_30
pc_serra_31
pc_serra_31 pc_serra_31
pc_serra_32
pc_serra_32 pc_serra_32
pc_serra_33
pc_serra_33 pc_serra_33
pc_serra_34
pc_serra_34 pc_serra_34
pc_serra_35
pc_serra_35 pc_serra_35
pc_serra_36
pc_serra_36 pc_serra_36
pc_serra_37
pc_serra_37 pc_serra_37

registrado em:
Fim do conteúdo da página