Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo atuam no projeto Visitar Vitória

Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 17h58 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 18h01

As atividades desenvolvidas no projeto estão integradas a grade curricular do curso e contribuem para uma formação ampla, crítica e referenciada dos alunos.

curso técnico guia turismo 01

Os alunos da primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo Proeja do Campus Vitória, que teve início no primeiro semestre de 2015, estão atuando como monitores nos monumentos históricos da capital. Eles participam do projeto Visitar Vitória, uma inciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), que tem o intuito de promover o turismo da cidade, retomando as atividades no Centro Histórico.

Os monumentos abertos à visitação são: a Catedral Metropolitana; as igrejas do Carmo, São Gonçalo e do Rosário; o Teatro Carlos Gomes; o Convento São Francisco; e a Capela Santa Luzia. As visitas monitoradas aos locais serão realizadas de quarta a domingo, das 13 horas às 17 horas. A atividade é gratuita. Os visitantes ainda contam com mapa do Centro Histórico em material bilíngue e fôlder com informações sobre os patrimônios de Vitória, que somam mais de quatro séculos de história.

Os sete alunos que atuam no projeto estão cursando o segundo e terceiro períodos e desenvolvem nessa experiência atividades que estão integradas ao currículo do curso. O projeto proporciona que tenham um contato com a memória capixaba, a partir do acesso ao acervo histórico, político, artístico e cultural do Espírito Santo, integrando saberes múltiplos que contribuem para sua formação crítica, ampla e referenciada, comenta o professor Hudson Cássio de Oliveira.

Os profissionais formados no curso técnico, que é integrado ao ensino médio e voltado para jovens e adultos, com duração de três anos e meio, deverão ser capazes de exercer “as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas”, conforme Portaria nº 27, de 30/01/2014, do Ministério do Turismo.