Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Semana da Matemática terá lançamento de livro

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2016, 14h26 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2016, 14h26

“Matemática em Cena” traz dados sobre a utilização do teatro como recurso didático-pedagógico e apresenta duas peças.

A 5ª Semana da Matemática do Ifes, que acontece até sexta-feira (20) no Campus Vitória, contará em sua programação com o lançamento do livro “Matemática em Cena: Aprendizagens com ludicidade, criatividade e alegria”. Será na própria sexta, às 18 horas. O livro é resultado de uma pesquisa do dramaturgo Alvarito Mendes Filho e da professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva.

Na publicação, os autores analisam o processo de ensino–aprendizagem do aluno durante sua participação no processo de preparação, montagem e encenações de uma peça com conteúdo matemático. A obra foi dividida em duas partes: na primeira, são apresentados dados sobre a utilização do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática.

Já a segunda parte do livro traz duas peças de Teatro Matemático. Uma delas é “A feliz união de Seu Teatro com Dona Matemática”, uma comédia em que o teatro procura a Matemática para pedir-lhe ajuda para resolver um problema, e os dois acabam se apaixonando. A outra se chama “Vaidades Geométricas”, comédia em que o imperador Polígono Perfeito Primeiro e Único ordena que se realize um concurso para se eleger a mais bela figura geométrica plana, o que faz aflorar a vaidade dos habitantes de seu reino matemático.

A 5ª Semana da Matemática é uma realização da Coordenadoria de Matemática do Campus Vitória, em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo (SBEM-ES).

registrado em:
Assunto(s): livro , semana , matemática , teatro
Fim do conteúdo da página