Cefor participa de encontro no Crea sobre ensino de Engenharia e Agronomia a distância

Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 18h08 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2016, 18h08

Diretora e professora foram convidadas para esclarecer dúvidas do conselho a respeito desse tipo de oferta de curso de graduação.

A diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor), Vanessa Battestin Nunes, e a professora Danielli Veiga Sondermann participaram de uma reunião na última semana, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-ES). Elas foram convidadas pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional para discutir sobre a oferta de cursos a distância nas áreas de Engenharia e Agronomia. O encontro foi realizado no dia 21 de junho.

A comissão demonstrou sua preocupação a respeito da qualidade desse tipo de curso e a necessidade de atualização de normativas, já que a fiscalização do ensino profissional é feita de acordo com uma resolução do Crea de 1973.

Vanessa explicou que essa modalidade é, na realidade, híbrida, já que o aluno participa de atividades a distância, mas deve comparecer ao seu respectivo polo de ensino durante as aulas práticas e provas. “Devemos entender o que é a EAD. Na prática não existe nenhum curso de graduação totalmente à distância, eles são semipresenciais. É possível, sim, pegar um curso de engenharia, analisá-lo e definir que tipo de matérias podem ser presenciais e quais podem ser à distância. É uma educação híbrida, sem deixar a presença do aluno em sala de lado”, explicou.

Vanessa ainda falou sobre o funcionamento dos cursos ofertados pelo Cefor e citou que o objetivo das formações é fazer o aluno pensar diferente. “Nossa metodologia faz tanto o aluno, quanto o professor, refletirem e pensarem em novas maneiras de exemplificar a matéria à distância”, comentou.

Também estiveram na reunião o diretor do Centro Tecnológico da Ufes, Geraldo Rossoni Sisquine, e o professor Rosembergue Bragança, que também é diretor administrativo do Crea.

*Com informações da Assessoria do Crea-ES.

Assunto(s): crea , cefor , ead