Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Aberta consulta pública sobre a Política de Educação para as Relações Étnico-raciais

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 17h41 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 17h41

Documento visa orientar os campi para o cumprimento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Está disponível para consulta a minuta da Política de Educação para as Relações Étnico-raciais do Ifes e o Plano de Ação para implementação da referida política, elaborados pela comissão instituída pela Portaria nº 2.682, de 11 de setembro de 2015. As colaborações devem ser feitas até o dia 31 de agosto, por meio do sistema de consulta do site do Ifes.

A política é um documento institucional que congregará diversas ações e atividades envolvendo todas as unidades do Instituto forma sistêmica com o propósito de atender ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O objetivo é, também, orientar os campi na reorganização de suas propostas curriculares e projetos pedagógicos de cursos, bem como estabelecer diretrizes e estratégias institucionais para a implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que tratam sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

A Política e o Plano de Ação fundamentam-se nos seguintes eixos norteadores: Fortalecimento do marco legal; Política de formação para gestores (as) e profissionais da educação; Política de material didático e paradidático; Gestão democrática e mecanismos de participação social; Avaliação e monitoramento; Condições institucionais.

As contribuições apresentadas deverão conter as informações: campus de lotação; nome; número do artigo que está avaliando; indicar se está sendo solicitada inclusão, exclusão ou nova redação do artigo; proposta de texto para inclusão ou nova redação; e justificativa para a solicitação.

Acesse a consulta da Política de Educação para as Relações Étnico-raciais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página