Ifes lança primeiro edital de bolsas de iniciação à Extensão

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 15h48 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016, 15h48

Gestor de Extensão de cada campus vai receber as propostas locais, até o dia 22 de agosto.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou o primeiro edital para oferta de bolsas de iniciação à Extensão, no âmbito do Programa de Apoio à Extensão (Paex). O edital 01/2016 destinará bolsas para projetos ou programas de Extensão do Ifes, para que sejam distribuídas a estudantes de cursos técnicos, superiores e de formação inicial e continuada (FIC) que estejam vinculados a cada iniciativa.

Neste edital, serão contemplados apenas programas ou projetos, que podem ser novos ou já existentes. O gestor de Extensão de cada campus será o responsável por receber, até o dia 22 de agosto, todas as propostas locais. Depois, o gestor fará a submissão de todas as propostas do campus ao edital (até o dia 29 de agosto).

Conforme descrito no documento, cada proposta deverá ser constituída por: formulário de cadastramento da iniciativa; termo de anuência da chefia imediata; no mínimo um e no máximo dois planos de trabalho de estudante bolsista; currículo do proponente na Plataforma Lattes do CNPq; formulário de avaliação da proposta (que deverá ser preenchido pelo gestor de Extensão); relatórios parciais de execução, no caso de iniciativa já iniciada; e termo de intenção de parceiros da proposta (opcional).

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, explica que poderão ser distribuídas até 100 bolsas, dependendo da demanda e do número de propostas que atendam aos critérios do edital. As bolsas, custeadas com recursos próprios do Ifes, serão contratadas a partir de 26 de setembro. Ele comemorou o lançamento do edital. “A partir da concessão de bolsas, a gente inaugura o fomento à Extensão no Ifes de maneira sistematizada.”

Tannure explicou que nos últimos anos, a partir da criação do Paex, foi feito um esforço para implantar uma plataforma de cadastro de ações de Extensão e criar um sistema de avaliação dessas ações. Com o primeiro ciclo de cadastro das ações, em 2014, foi possível ter um panorama mais exato das iniciativas, já que algumas ocorriam de maneira informal. Assim, com essa estruturação crescente, foi possível iniciar a oferta de bolsas. “Agora, temos uma base adequada para o fomento. Precisávamos estar com tudo organizado”, comentou.

Ele também acredita que foi fortalecido dentro do Instituto o conceito trazido da Política Nacional de Extensão, de que as ações desse tipo precisam ter uma relação dialógica com a sociedade, com o propósito de provocar transformações.

Acesse o Edital Paex Nº 01/2016 – Bolsas de Iniciação à Extensão.

Assunto(s): bolsas , extensão , edital