Jornada de Iniciação Científica acontecerá em outubro e será internacional

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 17h19 | Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2016, 17h30

Prazo para submeter relatórios de projetos e participar desta edição foi prorrogado até o dia 14 de agosto.

A XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes está com data e local marcados: será nos dias 18 e 19 de outubro, no Campus de Venda Nova do Imigrante. O tema será Internacionalização, e esta edição do evento contará com pesquisadores de instituições da Argentina e da Colômbia. Participarão ainda pesquisadores do Incaper, que trarão 25 projetos para serem apresentados.

A previsão é de que, no total, haja apresentação de aproximadamente 500 trabalhos. Para participar da jornada, os orientadores de projetos de pesquisa vinculados ao Pibic, Pivic, Pibiti e Piviti têm até o dia 14 de agosto para fazer a entrega do relatório final, resumo e pôster, no Sistema da Pesquisa. Com a realização do evento em outubro, o prazo para submeter os documentos finais foi prorrogado. Os projetos vinculados ao Pibic-EM não têm obrigatoriedade de ser apresentados, mas também estão convidados a participar. O prazo para entrega dos documentos finais é o mesmo.

Todos os arquivos submetidos deverão estar em PDF. A PRPPG já disponibilizou os modelos de documentos para a XI Jornada de Iniciação Científica em sua página. Acesse. No ato da submissão dos arquivos, os orientadores deverão indicar qual a forma de apresentação, podendo escolher entre pôster, apresentação oral e apresentação de produtos/protótipos.

Independente da forma escolhida, todos os pôsteres serão fixados no campus para divulgação científica. O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, lembra que os estudantes que apresentam trabalhos oralmente ou como produtos ou protótipos têm prioridade para representar o Ifes em eventos futuros.

Ele também enfatiza que trabalhos de anos anteriores poderão ser inscritos na jornada. Saiba mais.

Sobre a Jornada
Em 2016, a Jornada de Iniciação Científica do Ifes será internacional e interinstitucional. O Incaper levará 25 projetos que têm financiamento da Fapes, contando com bolsistas de cursos de graduação de diversas instituições. Além deles, haverá dois representantes da Universidade Nacional Villa Maria, da Argentina, e dois do Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé), da Colômbia.

O Ifes tem termos de cooperação assinados com ambas as instituições, e servidores e alunos do Campus Venda Nova já realizaram trabalhos em parceria. Na Jornada, os representantes farão palestras e terão também um estande institucional, para apresentar oportunidades de parceria e intercâmbio para estudantes do Ifes.

Assunto(s): jornada , internacional , venda nova