Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Conif vai ao Congresso Nacional defender o orçamento para 2017

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 17h42 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2016, 17h46

As demandas da Rede Federal foram contempladas na matéria aprovada pelo Congresso.

reuniao conif orcamento

A garantia de orçamento compatível com as atividades previstas para 2017 foi tema de reunião nessa terça-feira (23) no Senado. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou documento com propostas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para a preservação dos recursos destinados às instituições federais de ensino.

Com expressiva presença de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, participaram da reunião parlamentares de diversos partidos. O relator do projeto, senador Wellington Fagundes, afirmou que analisaria as questões apresentadas para que fossem incluídas ao texto-base. As demandas do Conif foram contempladas na matéria aprovada pelo Congresso Nacional na madrugada desta quarta-feira (24).

Para o presidente do Conselho, Marcelo Bender Machado, a previsão inicial do PLDO era insuficiente para garantir o funcionamento das 644 unidades da Rede Federal implantadas em todo o Brasil. “Pleiteamos, minimamente, executar o recurso de 2016 com o acréscimo da inflação, sem contingenciamento de verbas, e fomos ouvidos”, destaca.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, a mobilização e articulação do Conif resultou em uma importante vitória para as instituições federais de ensino. “Conseguimos uma errata da senadora Rose de Freitas garantindo a não alteração dos limites previstos constitucionalmente, e a incorporação de alterações importantes que constam na emenda proposta pelo relator, aprovada integralmente”, destacou.

Plenário
No Congresso Nacional, os reitores acompanharam parte da sessão que deu início à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017. Em suas intervenções, deputados federais e senadores citaram a importância de dialogar com a Rede Federal para manter o nível de excelência de educação profissional e tecnológica ofertado pelas instituições.

Agradecimento
Após a aprovação do texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2017, nesta quarta-feira, 24/8, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) enviou Carta de Agradecimento ao Congresso Nacional e a todos os deputados federais e senadores que contribuíram para a adequação das previsões destinadas às instituições federais de ensino.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página