Fundação de Apoio ao Ifes tem novo presidente

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h19 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h19

A indicação de Luciano de Oliveira Toledo foi aceita nesta terça-feira (20), pelo Conselho de Administração da Facto.

O Conselho de Administração da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) aceitou, na tarde desta terça-feira (20), a indicação do novo diretor-presidente da entidade, realizada pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes. Com a decisão, assume o cargo Luciano de Oliveira Toledo, em substituição a Flávio Antônio de Morais Pinto.

Luciano Toledo é engenheiro florestal e professor do Campus Santa Teresa. Atuou como pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), entre 2011 e 2012. No Ministério da Educação, exerceu cargos de coordenador-geral de Planejamento e Gestão, coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas, chefe de gabinete e diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Concluiu o seu estágio pós-doutoral no Niagara College, Canadá, onde estudou o modelo canadense de gestão da inovação. Toledo retornou ao Instituto no último mês de julho, onde ocupa a função de responsável pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes), atuando na Reitoria.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da entidade, Renato Tannure, a Facto tem grande importância no fortalecimento das ações do Ifes e possui um histórico de bons gestores. “Flávio esteve à frente da Facto em períodos em que a sociedade discutia intensivamente o modelo de gestão das fundações de apoio. Ele nos entrega uma entidade saneada e em dia com todas as suas obrigações legais. Esperamos novos avanços com a gestão do professor Luciano, a partir de agora”, disse.

Flávio Antônio de Morais Pinto é professor do Curso Técnico em Metalurgia do Campus Vitória. Esteve à frente da Presidência da Facto entre os anos de 2012 e 2016. Antes, esteve na Diretoria Administrativa Financeira (2007-2011) e no Conselho Fiscal da entidade (2004 – 2007).

Facto
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia é uma fundação instituída para apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação do Ifes.

Foi instituída em 1999 como Fundação de Apoio ao então Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), passando a atuar como Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) em 2008. Atualmente, também está em curso o processo de autorização da Facto como fundação de apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e também do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

A Facto é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, regida pela Lei nº 8.958 de 1994 (Lei das Fundações de Apoio) e fiscalizada pelo Ifes, pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) e pelos demais órgãos de controle do poder público.

Assunto(s): facto , presidente , indicação