Ifes apresenta projetos em estande no WFCP e Reditec

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 18h34 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 18h34

Evento voltado para gestores de toda a Rede Federal e instituições de vários países é realizado na Praça do Papa, em Vitória, até o dia 27.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participa, entre esta sexta-feira (23) e o dia 27, da área de exposição do Congresso Mundial da WFCP e da 40ª Reditec, eventos de grande importância para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e do Mundo, que irão discutir o “papel da Educação Profissional e Tecnológica”. A estrutura para receber os eventos foi montada na Praça do Papa, em Vitória.

O estande do Ifes no local tem 35 metros quadrados e apresenta um pouco sobre a trajetória, estrutura, projetos, novidades e cursos oferecidos pelo Instituto, para os participantes. A previsão é de que aproximadamente mil gestores da Rede Federal e de outros 16 países participem desse momento.

São mais de 100 anos de história, 22 campi e conquistas apresentadas no estande do Instituto. O espaço conta com a presença de empresas que contam ou já contaram com o apoio da Incubadora do Ifes - estrutura interna que presta apoio especial aos empreendedores capixabas e propicia um ambiente educacional para o desenvolvimento de competências. A empresa Intechno, formada por ex-alunos, está apresentando o seu motor transparente de combustão interna com injeção eletrônica e refrigeração a água, que pode ser utilizado em aulas de cursos de mecânica, eletromecânica, eletrotécnica,instrumentação e áreas afins.

Além deles, o Projeto de Alavancagem da Indicação de Procedência Venda Nova do Imigrante para Socol, do Campus Venda Nova, trouxe para o evento os alimentos produzidos na região. A associação de produtores do socol, que é um embutido tipicamente produzido no município, é formada por 32 integrantes e recebe ajuda de professores e monitores, por meio da oferta de cursos com a finalidade de capacitar e ajudar a esses pequenos produtores a tocar seus negócios e conseguir o selo de indicação geográfica do produto.

Evento
A realização da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e do Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês) é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). A organização é do Ifes.

Para receber os eventos, foi montada uma tenda climatizada de 6,4 mil m² comportando cinco auditórios, três salões, duas salas de reunião, restaurante, área de exposição, uma sala vip e uma sala de imprensa. A programação contará com conferências, reuniões, mostras, mesas-redondas e atrações culturais típicas do Espírito Santo e do Brasil, como congo, dança pomerana e samba. Além disso, haverá exposição com trabalhos de artistas capixabas.