Bancas examinadoras dos concursos do Ifes participam de capacitação

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 13h10 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 13h11

O objetivo do treinamento foi orientar os elaboradores das provas para o desenvolvimento de questões claras e seguras, promovendo uma seleção mais adequada às demandas institucionais.

capacitacao concursos 1
Nos dias 15 e 16 de outubro, foi realizada uma capacitação para as bancas examinadoras dos concursos públicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para servidores técnico-administrativos e docentes. Essa foi a primeira experiência no Ifes em capacitação dos membros das bancas.

O objetivo do treinamento foi orientar os elaboradores das provas para o desenvolvimento de questões claras e seguras, minimizando a possibilidade recursos, promovendo uma seleção mais adequada às demandas institucionais e primando pela transparência para a sociedade e para os órgãos de controle. A capacitação foi ministrada pelos professores Gustavo Henrique Moraes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Neusa de Lima Pereira, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Paulo Roberto Wollinger, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e Gabriel Domingos Carvalho, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Além de serem trabalhadas a contextualização histórica dos Institutos Federais e a sua visão de futuro, foram abordadas as competências esperadas para os servidores a serem selecionados. Os professores compartilharam, ainda, princípios e normas essenciais para a elaboração de itens de provas. Os participantes tiveram a oportunidade de reunirem-se em grupos, elaborarem questões sobre um tema proposto e, depois, debatê-las em plenária.

Essa capacitação foi uma iniciativa das comissões organizadoras dos concursos públicos do Ifes em conjunto com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

capacitacao concursos 2