Parceria entre Ifes e Incaper resulta em sistema que facilita ações para Agropecuária Capixaba

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 10h55 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 13h30

O sistema divulga dados da produção agrícola, permitindo o acesso por produtores, pesquisadores e público em geral.

Com o intuito de contribuir para o planejamento de políticas públicas e otimizar o tempo de trabalho e acesso às informações, alunos e professores do Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds), do Campus Serra, em parceria com os servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), desenvolveram o Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba (Sipac). O projeto possibilitará a realização de consultas para elaboração de relatórios pré-definidos, com base nos dados da produção agropecuária, em lavouras permanentes e temporárias do Estado.

O projeto contou com o trabalho dos alunos Danilo de Oliveira, Cristian da Silva Anterio e Ana Rúbia Ramos Vicente (voluntária no Leds), que também são bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (ProITC) do Incaper; além da coordenação dos professores Sérgio Nery Simões, Moisés Omena e Paulo Sérgio Santos Júnior, que contribuíram para a orientação dos estudantes quanto ao desenvolvimento de Tecnologias da Informação (TI) durante a elaboração do sistema. Para Danilo, participar da criação dessa proposta foi uma experiência que vai muito além do que se pode aprender na sala de aula.

“O projeto foi muito importante, a partir dele pude ter além das experiências técnicas, experiências pessoais, com entrevistas e contato com os clientes para a elaboração dos relatórios. Além é claro de ter a consciência de que o meu trabalho e dos meus colegas serviu para solucionar algum tipo de problema. Fizemos a diferença. Hoje, o problema que antes precisava de cinco dias para ser solucionado, consegue ser resolvido em menos de segundos. Otimizar o tempo de trabalho possibilitará a ampliação e aprofundamento das pesquisas realizadas pelo Instituto”, comentou.

Para o professor Paulo Sérgio Santos Júnior, além de contribuir para o aprendizado dos alunos, o projeto também foi muito enriquecedor, no que diz respeito a relação criada entre as duas instituições. “Os alunos foram os grandes protagonistas desse trabalho, eles conseguiram aprender na prática toda a teoria ensinada. Na verdade, todos nó aprendemos. Aprendemos com o Incaper, e conseguimos deixar alguma marca do nosso trabalho para eles”, ressaltou.

Na primeira etapa do projeto foram feitos relatórios com dados da produção agrícola, em lavouras permanentes e temporárias. Os relatórios, resultantes do sistema, englobam variáveis como quantidade produzida, área colhida e perdida, e rendimento médio. As consultas podem ser feitas a partir de parâmetros como por produto, grupo de produtos, irrigado ou não irrigado, por município, meso e/ou microrregião. Os relatórios com dados da produção animal e silvicultura serão elaborados na segunda etapa do projeto.

A partir do sistema, o Incaper pretende disponibilizar no seu site um conjunto de relatórios com os dados da produção. A finalidade do projeto é sistematizar, organizar e divulgar os dados, permitindo o rápido acesso por produtores, pesquisadores, extensionistas e pelo público em geral.

Acesso ao Sipac
Por enquanto o Sistema está disponível somente na rede interna do Incaper. Poderão ter acesso, apenas os locais que estiverem ligados diretamente à rede do Incaper.

*Com informações do site do Incaper.