Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Equipes de Robótica do Ifes conquistam prêmios na etapa estadual da OBR

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h36 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 15h40

O Instituto foi representado por alunos dos campi São Mateus, Linhares e Colatina.

Aconteceu em Vitória, no último sábado (12), a modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi representado por equipes dos campi São Mateus, Linhares e Colatina, que conquistaram prêmios e medalhas. Foram dois níveis de competição: Nível 1 (ensino fundamental) e Nível 2 (ensino médio e técnico).

O Campus São Mateus foi representado por seis equipes, todas integrantes do Programa de Estudo e Promoção de Robótica Educacional, um projeto de extensão do Ifes. Neste ano, pela primeira vez, o campus levou dois grupos para competirem no Nível 1, formados por estudantes de escolas parceiras do Instituto: a EMEF Vereador Laurindo Samaritano e EMEF Aviação.

Os outros quatro grupos competiram no Nível 2. A equipe ZanoTeam, formada pelos alunos Everson Henrich da Silva, João Paulo Matos Mendes, João Phellipe Rodrigues Hautequestt e Cledrlon Pereira Machado, conquistaram o 2º lugar geral neste nível.

Campus Linhares
O Campus Linhares conquistou diversos prêmios no Nível 2. Orientada pelo professor Fabrício Bortolini de Sá, a equipe Cia Robótica, dos alunos Emily dos Santos Rufino, Lucas Giovani de Paula Salgado, Luiz Carlos Cosmi Filho e Rafaela de Aguiar Giovanelli, conquistou o primeiro lugar geral no Espírito Santo. Eles se classificaram para a etapa nacional da OBR.

Os estudantes Caio Alexandre Barbosa, Clara Boone Carneiro, Hélio Almeida de Oliveira e Kaio Liuti da Silva, da equipe Hubble, ficaram com o terceiro lugar geral. Eles foram orientados pelo professor Tiago Reinan Barreto de Oliveira.

A equipe Barrobots, composta pelos alunos Ariel Toneto, Daniel Libardi Silva, José Wigner Quintino Bindacco e Mateus Falcão, orientados pelo professor Lucas Vago Santana, conquistou o prêmio Inovação, por apresentarem um robô contendo o processo mais inovador da competição, e o prêmio Escola Pública, pela quinta posição geral no Espírito Santo.

A Insight, equipe dos estudantes Edione Cirilo Pereira, Fabio Pezzin de Souza, Douglas Sfalsin Manhães e Wedmim Paixão Iayber, foi premiada com o prêmio Maker por apresentar um robô construído com peças, em sua maioria, feitas pelos próprios alunos. Eles foram orientados pelo professor Lucas de Assis Soares.

A equipe Rocket, dos discentes Estevan Sperancini Calatrone, Lilian Marcelino da Silva, Lucas Guimarães Neves e Milena Menezes Marques, orientados pelo professor João Antônio Campos Panceri, conquistou o prêmio Programação, por se apresentarem com o robô contendo o código mais bem avaliado da competição.

Campus Colatina
O Campus Colatina foi representado pelos alunos Vinícius Nunes, Brenda Conter, Mateus Krause da equipe Asimov. Eles conquistaram o oitavo lugar geral no Espírito Santo.

Modalidade teórica
Na próxima sexta-feira (25), será realizada a segunda etapa da modalidade teórica da etapa estadual da OBR. A prova será aplicada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. O Campus São Mateus tem seis alunos classificados na modalidade. Já o Campus Colatina tem três. O Campus Linhares classificou cinco estudantes.

registrado em:
Assunto(s): robótica , equipes , olimpíada ,
Fim do conteúdo da página