Página inicial > Notícias > Lula visita o Cefetes

Lula visita o Cefetes

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2008, 10h00 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2008, 12h00

A visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Unidade de Cachoeiro de Itapemirim nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, marcou o início da segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional.

Na Unidade Cachoeiro, o presidente Lula visitou as instalações do Galpão de Beneficiamento de Rochas Ornamentais, o Centro de Tecnologia Mineral e o Laboratório de Fabricação.

Após a visita, o presidente e autoridades dirigiram-se ao palco, onde uma multidão de moradores do município aguardava.

O aluno Wellington Gasparelo discursou representando os alunos da Unidade Cachoeiro. Ele agradeceu o apoio do Governo Federal à educação profissional e as condições de ensino da Unidade Cachoeiro.

O diretor-geral do Cefetes, Jadir José Pela, falou sobre como a educação profissional está marcando a História do Brasil. "Milhares de jovens estão sendo beneficiados com a expansão da educação profissional. Aqui no Espírito Santo, de 1909 a 1993 só tínhamos 1 escola técnica e 3 agrotécnicas. Hoje temos 6 Unidades do Cefetes e teremos mais 7 até 2009."

O ministro da Educação, Fernando Haddad, também falou sobre a expansão das escolas de educação profissional. Ele destacou que durante quase 100 anos foram criadas 140 escolas técnicas e em oito anos do governo Lula serão criadas 214 novas escolas, das quais 39 já estão em funcionamento. A meta do Governo Federal é chegar a 2010 com 354 escolas e 500 mil matrículas na educação profissional.

O presidente Lula iniciou o discurso dizendo que Deus criou todas as maravilhas que nós temos no mundo, mas que os seres humanos também têm que construir suas obras. O presidente destacou que durante muitos anos, os brasileiros com boas qualificações iam embora do país porque não tinham oportunidades e condições de trabalho. "Quando a economia voltou a crescer não tínhamos mão-de-obra especializada."

O presidente também falou que muitos jovens estão na criminalidade pela falta de investimentos em educação. "O que vai salvar este país são os investimentos em educação, porque educação não é gasto é investimento e nós precisamos dar essa oportunidade aos nossos jovens." O presidente ainda deu um conselho aos alunos: "Estudem, façam o esforço enquanto vocês são jovens." Lula terminou o discurso dizendo que quer ser lembrado como o presidente que mesmo sem diploma universitário, foi o que mais investiu na educação do país.

Até ontem, o último presidente a visitar o Cefetes havia sido Eurico Gaspar Dutra, que veio à Vitória em 1949 para inaugurar os dormitórios da escola. A convite do governador Paulo Hartung, o presidente Lula prometeu voltar ao Espírito Santo em abril para inaugurar uma nova Unidade do Cefetes e as obras de expansão na ponta de Ubu.

Devido ao temporal que atingiu Cachoeiro nos minutos finais da solenidade, o presidente teve que voltar a Vitória de carro e não de helicóptero como estava previsto.

Vários servidores e alunos do Cefetes compareceram ao evento, que também contou com a presença maciça dos moradores de Cachoeiro. O governador Paulo Hartung, os senadores Magno Malta e Renato Casagrande, o prefeito de Cachoeiro do Itapemirim, Roberto Valadão, o prefeito de Vitória, João Coser, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Moreira Pacheco, além de vários deputados, também participaram da comitiva do presidente.