Página inicial > Notícias > Polo de inovação do Ifes participa da MEC Show 2016

Polo de inovação do Ifes participa da MEC Show 2016

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 16h45 | Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2016, 16h47

Estande na feira, que acontece de 26 a 29 de julho, vai mostrar projetos do polo e também outras iniciativas inovadoras desenvolvidas dentro do Instituto.

O Polo de Inovação Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), terá um estande na MEC Show 2016, Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, para mostrar diversos trabalhos e projetos desenvolvidos no Instituto. O evento promete novidades e lançamentos em tecnologia e inovação e será realizado entre os dias 26 e 29 de julho, no Pavilhão de Carapina.

O estande institucional do Polo de Inovação apresentará os projetos em andamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), resultado do credenciamento do Ifes junto à Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Além disso, o espaço também terá programas e pesquisas dos Laboratórios de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds), Incubadora do Ifes e Laboratório de Tecnologias Sociais (LabTec), todos desenvolvidos no Ifes.

“O Polo atua diretamente com pesquisa aplicada e prestação de serviços tecnológicos voltados à inovação, e o estande mostrará o trabalho que vem sendo desenvolvido. É uma área que apresenta um grande potencial de parcerias com outras unidades administrativas do Ifes e instituições de ensino superior, seguindo o exemplo do que já ocorre com os projetos com empresas privadas, por intermédio do Polo Embrapii Ifes, que visam sempre beneficiar a sociedade”, explicou o diretor-geral do Polo de Inovação, Marcelo Lucas Pereira Machado.

Na MEC Show 2016, o Polo apresentará o know-how adquirido no desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área de Metalurgia e Materiais. O projeto fomenta o empreendedorismo por meio de parcerias com empresas públicas e privadas e qualifica estudantes, jovens pesquisadores e profissionais da indústria para atuar em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Além disso, o estande contará com trabalhos desenvolvidos por estudantes de engenharia do Campus São Mateus do Ifes: pesquisas dinâmicas (aceleração, velocidade, suspension & traction) e a construção de um protótipo “Off-Road”, que pode beneficiar o setor rural; e os estudos de tecnologias no campo do aerodesign, com a exposição de um aeromodelo na MEC Show 2016, também construído pelos estudantes, com aplicabilidade para monitoramento e pulverização de áreas agrícolas com maior autonomia e baixo custo.

O Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds), do Campus Serra, apresentará a tecnologia informacional desenvolvida no Instituto e aplicada no Sistema de Informação de Notificação e Captação de Córnea (Sincap) do Estado e no Sistema de Informação da Produção Agropecuária Capixaba (Sipac). Em tempos de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Leds desenvolveu e mostrará o aplicativo para celular chamado “Fim da Picada”. Trata-se de um game que busca motivar as pessoas no combate ao mosquito, além de permitir denúncias e saber o número de casos de doenças por município.

O apoio à cultura também pode ser incrementado por ferramentas inovadoras. Exemplo disso é o potencial de divulgação do patrimônio cultural de oito comunidades de Vitória, por intermédio da chamada cartografia colaborativa com os próprios moradores, que será mostrado no estande pelo projeto Mapa do Bem, uma espécie de georreferenciamento afetivo, desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Sociais (Labtec) do Ifes em parceria com o Leds.

Sustentabilidade, robótica, tecnologia avançada e práticas inovadoras desenvolvidas pelas empresas Zaruc e InTechno, participantes da Incubadora do Ifes, estarão presentes no estande. O único motor a combustão translúcido do mundo 100% funcional e o braço robótico articulado, capaz de realizar tarefas em locais onde o homem não alcança, prometem atrair a atenção dos participantes do evento. Um sistema avançado e a distância de medição, monitoramento e controle do consumo e qualidade de energia faz parte das pesquisas das startups e também será apresentado.

MEC Show 2016 - Feira da Metalmecânica, Energia e Automação
Data: 26 a 29 de julho de 2016 (terça a sexta)
Horário de funcionamento: das 15h às 21h (acesso até as 20h)
Local: Carapina Centro de Eventos (Pavilhão de Carapina) / Rodovia do Contorno - BR 101 Norte - Carapina - Serra – ES.
Saiba mais em http://www.mecshow.com.br/