Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 18h06 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2016, 18h17

O convênio com o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal visa à inovação para a melhoria de processos metalúrgicos.

Desenvolver inovação a partir do uso de visão computacional, processamento de sinais e simulações na produção do aço é a meta do novo o convênio de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), assinado entre o Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal Brasil, no dia 14 de dezembro.

No total, serão investidos R$ 739.386,00 nos sete subprojetos que compõem o convênio, com recursos exclusivos da empresa. Esse valor vai custear bolsas de pesquisa para professores e estudantes, aquisição de equipamentos e materiais de consumo.

Seis desses projetos serão desenvolvidos por pesquisadores do Campus Serra, do Ifes, os professores Cassius Zanetti Resende, Gustavo Maia de Almeida, Karin Satie Komati, Leandro Colombi Resendo, Marco Antônio de Souza Leite Cuadros e Richard Junior Manuel Godinez Tello; e um pelo professor Estéfano Aparecido Vieira, do Campus Vitória. Este é o primeiro convênio gerido pelo Polo de Inovação Vitória que conta com a participação de pesquisadores de mais de um campus do Instituto.

Para o diretor-geral do polo, Marcelo Lucas Pereira Machado, esse é um passo importante para ampliar o portfólio de projetos do Polo de Inovação Vitória. “O polo tem a possibilidade de atender o Ifes em qualquer área de pesquisa visando à inovação. Com isso, não nos limitamos à área de credenciamento da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que é específico para Metalurgia e Materiais”, afirmou ele.

De acordo com o professor Gilmar Vassoler, diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus Serra, a assinatura demonstra o interesse mútuo de cooperação entre campus e o Centro de Pesquisas da ArcelorMittal Brasil. “A parceria que temos com a empresa é antiga, e se fortaleceu com o apoio que recebemos para abrir o curso de mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação aqui na Serra”, declarou ele. 

Também contribuiu para a realização do convênio a promoção de um workshop da ArcelorMittal Tubarão (unidade da empresa sediada na Grande Vitória) no último mês de outubro, no campus. Conforme explicou Vassoler, isso estimulou os mestrandos e docentes a desenvolverem projetos que podem atender, de modo mais preciso, à demanda de pesquisa e inovação da empresa.

Neste novo convênio, o Polo de Inovação Vitória tem a responsabilidade de gerenciar e promover a execução dos projetos. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) também participa como responsável pela gestão financeira do projeto.

Pesquisadores d...
Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória
Pesquisadores d...
Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória
Pesquisadores d...
Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória Pesquisadores do Campus Serra desenvolvem projetos no Polo de Inovação Vitória

registrado em:
Fim do conteúdo da página