Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa participa de projeto nacional de agroecologia

Campus Santa Teresa participa de projeto nacional de agroecologia

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 15h11 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 15h52

Núcleo do campus é um dos 16 selecionados no Brasil para projeto da Associação Brasileira de Agroecologia.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) Arandu, do Campus Santa Teresa, recebe neste final de semana representantes da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e de diversos núcleos de agroecologia da Região Sudeste para uma oficina. A atividade faz parte do projeto da ABA intitulado “Sistematização de experiências: construção e socialização de conhecimentos – o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras”.

Ao todo, 16 núcleos ligados a instituições de ensino públicas foram selecionados, em todo o Brasil, para fazer parte do projeto. O NEA Arandu é um dos três representantes da Região Sudeste.
Entre esta sexta (28) e o domingo (30), cerca de 50 pessoas estarão reunidas no Centro de Treinamento do Campus Santa Teresa para a dinâmica de sistematização de experiências do Arandu, incluindo componentes e ex-componentes do grupo, parceiros estaduais, convidados dos demais estados da Região Sudeste que participam desse processo e membros dos NEAs dos campi Ibatiba e Alegre.

Todas as experiências, após sistematizadas, serão publicadas em uma edição especial da Revista Brasileira de Agroecologia, bem como apresentadas no VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em setembro deste ano. O coordenador do Arandu, Lusinério Prezotti, explica que essa é uma excelente oportunidade para o grupo. “Tudo isso nos coloca em evidência e abre muitas portas para novas parcerias e possibilidades de intercâmbio para nossos alunos, por exemplo”, comenta.

O NEA Arandu existe desde 2010 e hoje conta com a participação de cerca de 20 alunos do campus, de cursos técnicos e superiores. O núcleo trabalha em uma área de 6 hectares em que se propõe a mostrar práticas mais sustentáveis de produção, com menos impacto no ambiente. No local, recebe visitas de escolas e outros grupos. Além disso, promove e participa de eventos e capacitações.

Projeto da ABA
O projeto “Sistematização de experiências: construção e socialização de conhecimentos – o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras” é uma iniciativa nacional proposta pela Aba. Seu objetivo é fortalecer processos de construção participativa e socialização de conhecimentos agroecológicos.

Com duração prevista de 24 meses, o projeto teve início em setembro de 2015 e tem previsão de término em outubro de 2017. Ele é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo CNPq. A ideia é analisar as práticas de construção do conhecimento agroecológico dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia vinculados à Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013.

O desafio é extrair lições que apontem à proposição e reformulação de políticas públicas vinculadas à construção do conhecimento agroecológico, contribuir para o aperfeiçoamento das chamadas públicas de Agroecologia e para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia.

*Com informações da ABA.