Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro de Itapemirim promove II Seminário de Humanidades

Campus Cachoeiro de Itapemirim promove II Seminário de Humanidades

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 18h31 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 18h36

Evento acontece 5 a 7 de junho.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza o II Seminário de Humanidades, entre os dias 5 e 7 de junho. O tema desta edição é “Humaniza Ifes: Violências, estereótipos e distopias”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.

A programação conta com mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, cine debates, feira cultural e exposição de fotografias. O evento vai abordar assuntos como: violência nas escolas; violência contra as mulheres e população LGBT; reforma trabalhista, previdenciária e do ensino médio; influência do gênero no papel atribuído; violências sofridas pelos povos tradicionais indígenas e quilombolas; e direitos humanos.

Dia 05/06
13h – 15h: Mesa-redonda “Distopia e poder na literatura”
Relines Rufino de Abreu (UEMG)
Mariana Mendes Flores (UFJF)
Guilherme Augusto dos Santos Póvoa (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

18h30 – 20h30: Cine debate “Violências em cena”
Pollyana dos Santos (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

Dia 06/06
10h20 – 12h20: Palestra “Guerreiras da paz: as militares brasileiras na Minustah em perspectiva”
Elaine Borges da Silva Tardin (UNIFSJ)

13h – 15h: Mesa-redonda “Violências e povos tradicionais: Territórios de resistência”
Leonardo Ventura (grupo ambiental “Bicho do Mato” e autor do livro “Simplesmente Monte Alegre”)
Representante do Núcleo de Estudo de Povos Tradicionais e Originários (Nepto) do Ifes – Campus Aracruz
Flávio Palhano (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

Dia 07/06
10h – 12h: Minicurso, oficina, palestras, cinedebate (o participante deve escolher entre as opções. Vagas limitadas!)

* Minicurso "Tirando o escuro das coisas: resistência e humor nos quadrinhos de Henfil"
Giovanna Carrozzino Werneck (Ifes – Campus Vitória)

* Palestra “A Violência contra a população LGBT e o Trabalho do CREAS como Intervenção”
Camila Falcão D’Ettorres (Psicóloga)
Heloisa Oliveira (Assistente Social)

* Cine debate: O Senhor das Moscas (EUA, 1990, 90 minutos)
Início às 9h30
José P. Schayder (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

* Palestra “Sistema de proteção regional de Direitos Humanos: o Brasil como réu”.
Cristiano Hehr (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

13h – 15h: Mesa-redonda “Reflexões sobre sociedade e violência”
Marco Aurélio Borges Costa (Multivix)
Thiago Sandrini Mansur (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

15h30 – 18h: Mesa-Redonda “Reforma do ensino médio e o lugar das humanidades”
Diogo Lube (Centro Universitário São Camilo)
Rafael Magalhães ( Centro Universitário São Camilo / Escola Guimarães Rosa)
Rita da Cássia Campos Martins (Escola Guimarães Rosa)
Sandro Malanquini ( Centro Universitário São Camilo / Colégio Cristo Rei).

17h – 19h: Feira Cultural na Biblioteca

18h30 – 20h30: Palestra “Os possíveis impactos das propostas de reforma trabalhista e previdenciária para os trabalhadores”
Dr. Jeferson Pereira
Dr. Deyjaime Teixeira Viana
Edson Maciel Peixoto (Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

* Exposição “Esquadros”
Exposição de fotografias dos participantes da oficina “Janela de um carro”, ministrada pela fotógrafa Liliane Oliveira.