Página inicial > Notícias > Ifes participa da criação da Rede de Internacionalização da Educação do Estado

Ifes participa da criação da Rede de Internacionalização da Educação do Estado

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 12h16 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 12h16

Solenidade de assinatura do acordo aconteceu na Ufes, na última sexta (23).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) agora faz parte da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (Riees), criada após assinatura de um acordo de cooperação técnica com representação de diversas instituições de Ensino Superior do estado. A solenidade de assinatura do acordo aconteceu na Reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na última sexta-feira (23).

O objetivo da nova rede é promover estudos no exterior, intercâmbio de professores e estudantes e palestras com pesquisadores de outros países em diferentes instituições de ensino superior do Espírito Santo. Além do Ifes e da Ufes, também fazem parte da Riees a Universidade de Vila Velha (UVV), a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a Faculdade do Centro Leste (UCL) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).

O acordo prevê, entre outras formas de colaboração e participação, ações conjuntas, incluindo organização de missões para o exterior e o recebimento de delegações estrangeiras; realização de eventos para discussão da cooperação acadêmica, científica e tecnológica e também com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância estratégica da experiência ou vivência internacional.

No Ifes, as atividades referentes à Riees ficarão concentradas na Assessoria de Relações Internacionais. De acordo com Verônica Rangel Barreto, assessora da área, o grupo já começa a fazer reuniões mensais a partir do próximo mês. “Vamos nos conhecer, saber sobre o trabalho realizado por todas as instituições e propor ações efetivas para 2018. Nosso objetivo é projetar a internacionalização do Estado, unir forças para que tenhamos uma identidade como rede; a exemplo do que é feito em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais”, destacou.

Na solenidade de assinatura do acordo, estiveram presentes o reitor o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; da Ufes, Reinaldo Centoducatte; e da UVV, Heráclito Amâncio Pereira Junior; a diretora da FDV, Paula Castello Miguel; a diretora da UCL, Maria Ângela Loyola de Oliveira; o diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka; e o diretor Técnico-científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Ribeiro Rodrigues; além dos coordenadores da área de internacionalização de cada instituição.

***Com informações da Secretaria de Comunicação da Ufes.

Assunto(s): ufes , internacionalização , rede , riees , evento ,