Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Conferência Internacional de Portos começa na segunda (3)
Início do conteúdo da página

Conferência Internacional de Portos começa na segunda (3)

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 15h08 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 09h16

Evento do Campus Cariacica e da Codesa vai debater o tema “Transporte Marítimo Portuário - Desafios e Expectativas”.

Começa na segunda-feira (3) a 1ª Conferência Internacional de Portos, realizada em parceria pelo Ifes Campus Cariacica e pela Codesa. O evento será realizado no Hotel Golden Tulip Porto Vitória e vai reunir autoridades e especialistas do setor marítimo portuário para discutir o tema “Transporte Marítimo Portuário - Desafios e Expectativas”.

Na abertura, marcada para as 20 horas do dia 3, o diretor-presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro, falará sobre “Administração Empreendedora”. A programação continuará na terça (4) e na quarta-feira (5), com diversas palestras e mesas-redondas.

Entre os palestrantes estão Shuo Ma, vice-reitor da Universidade Marítima Mundial, pertencente à Organização Marítima Internacional; José Luis Estrada Llaquet, com mais de 40 anos de experiência em engenharia, planejamento e gestão de empresas dedicadas aos portos, transportes e logística; e Fernando Cruz Gonçalves, que é oficial da Marinha Mercante e docente da Escola Náutica Infante D. Henrique.

Segundo o coordenador do Curso Técnico de Portos do Campus Cariacica, Daniel Farinelli Leite, “a 1ª Conferência Internacional de Portos foi desenhada para analisar e debater os vários cenários com que o mundo irá se defrontar nos próximos anos e suas repercussões, frente a posições políticas que vêm sendo adotadas por alguns países e estratégias de empresas do setor de navegação, como EUA e seu processo de protecionismo comercial que vai contra às atuais políticas de globalização, a saída do Reino Unido da União Europeia, a mudança do perfil da frota dos navios porta-contêineres, sendo estes alguns exemplos a serem discutidos.”

Na programação do evento, também está prevista a assinatura do acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Codesa, o Campus Cariacica e a Ufes, para a criação de um Centro de Referência em Tecnologias Portuárias do Espírito Santo, onde as instituições desenvolverão em conjunto soluções tecnológicas de ponta para as empresas do Setor Portuário.

Há previsão de participação do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Lessa, e do Secretário Nacional de Portos (SNP), Luiz Otávio Oliveira Campos. Alguns presidentes de portos delegados (públicos e arrendados) também devem participar da conferência, como Marcos Baptista, de Suape, em Pernambuco; Luís Rogério Pupo (Imbituba, Santa Catarina); Arnaldo S’Thiago (São Francisco, Santa Catarina); Eduardo de Carvalho Lago (Itaqui, Rio Grande do Sul); Gilmara Pereira Temóteo (Cabedelo, Paraíba); José Alex Botelho (Santos, São Paulo); Parsifal de Jesus (Belém, Pará); Carlos Vilar (Recife, Pernambuco) e Janir Souza Branco (Rio Grande do Sul).

Veja mais informações no site www.conferenciainternacionaldeportos.com.

registrado em:
Fim do conteúdo da página