Página inicial > Notícias > Prorrogado o prazo para se inscrever em cursos EaD do Ifes pelo MedioTec

Prorrogado o prazo para se inscrever em cursos EaD do Ifes pelo MedioTec

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 12h31 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 12h51

São 2.100 vagas. Saiba mais sobre os cursos.

Foram prorrogadas, até o dia 10 de julho, as inscrições para 2.100 vagas em cursos técnicos a distância do Ifes, ofertados em articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio do programa MedioTec EaD. Os cursos abertos são Técnico em Informática; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Técnico em Meio Ambiente; e Técnico em Vigilância em Saúde.

As vagas são destinadas a alunos do 1° ou 2º ano do ensino médio da rede estadual e também àqueles que estudam com bolsa integral em instituições particulares. Todos têm até a próxima segunda-feira (10) para fazer a inscrição no endereço eletrônico https://selecaoaluno.es.gov.br/. A seleção será feita por meio da análise da média anual de pontuações dos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no ano letivo de 2016.

Os cursos a distância contam com polos de apoio presencial em 24 municípios capixabas. A previsão para início das aulas é dia 14 de agosto. Os alunos selecionados frequentarão a escola normalmente e farão o curso técnico a distância em outro horário. É necessário ir ao polo para encontros presenciais semanais obrigatórios. Estes encontros também acontecerão em turno distinto das aulas do ensino médio, podendo ocorrer à noite ou aos sábados. É importante ter acesso frequente a um computador com internet, e quem organiza o tempo de estudos é o próprio aluno.

Saiba mais sobre os cursos:

Técnico em Informática – duração de três semestres (1.200 horas)
O técnico formado neste curso desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – duração de três semestres (1.000 horas)
O egresso realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação. Avalia a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes. Instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos. Realiza procedimentos de becape e recuperação de dados.

Técnico em Meio Ambiente – duração de três semestres (1.200 horas)
Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Técnico em Vigilância em Saúde – duração de três semestres (1.200 horas)
Desenvolve ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive do trabalho, e serviços de interesse da saúde. Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente. Compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. Atua no controle do fluxo de pessoas, animais, plantas e produtos em portos, aeroportos e fronteiras. Desenvolve ações de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores.