Página inicial > Notícias > Campus Cariacica apresenta projeto de plataforma virtual 3D na área de ferrovias

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 17h49 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 17h54

Projeto será desenvolvido ao longo de três anos. A iniciativa é uma parceria com a Vale e a Facto.

Nesta quinta-feira (6), o Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), apresentou o projeto de pesquisa da “Plataforma virtual 3D para capacitação em manutenção de vagão GDE”, uma parceria com a Vale e a Facto. O evento contou com a participação de representantes das empresas parceiras, servidores da instituição, e alunos do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

O projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma virtual de aprendizagem tridimensional interativa, para treinamento e capacitação de colaboradores na área de manutenção de vagões ferroviários. De acordo com o professor e coordenador responsável, Renan Carreiro Rocha, uma das finalidades é minimizar os riscos que um treinamento real oferece. “O nosso propósito é desenvolver um ambiente virtual, capacitando as pessoas e minimizando os riscos inerentes a qualquer processo de treinamento real. Estudos mostram que esse método tem se mostrado extremante eficiente”, explicou.

O desenvolvimento do projeto terá duração de três anos. A metodologia no primeiro ano envolve estudar os procedimentos de manutenção, modelar as ferramentas utilizadas e estudar as interfaces de imersão. No segundo ano, a meta é formular roteiros pedagógicos e criar o ambiente virtual, implementando os procedimentos. No terceiro e último ano, serão feitos os testes e validação da plataforma, e a capacitação de instrutores.

A proposta foi aprovada em edital interno da Vale em 2016, captando R$ 356 mil para a elaboração. Os recursos serão investidos na montagem de um Laboratório de Realidade Virtual, além de pagamento de bolsas de iniciação científica. O gerente de tecnologia e capacitação para logística da Vale, Jorge Fernandes, falou da importância da parceria. “Para a Vale é um motivo efetivamente de orgulho poder apoiar, transformar e encontrar caminhos únicos tecnologicamente avançados, além de dar a oportunidade de criação. Queremos oferecer uma ferramenta nova, um modelo novo de ensino, para que esses alunos se tornem os ferroviários do futuro. A indústria ferroviária necessita crescer e precisa de bons profissionais”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Facto e professor do campus Santa Teresa, Luciano Toledo, o Ifes tem a capacidade de oferecer soluções e apoio no desenvolvimento da economia. “Essa é mais uma parceria bem-sucedida, que vai servir como ambiente educacional para os alunos, e vai dar à Vale mais capacidade operacional. A pesquisa aplicada ao mesmo tempo que ensina, ela evolui tecnologicamente. E esse é o papel da Facto, que basicamente é um instrumento jurídico que está a serviço do Ifes, para promover essas parcerias”, afirmou.

Veja fotos do evento.