Página inicial > Notícias > Campus de Alegre recebe II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó

Campus de Alegre recebe II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 15h49 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 11h17

Evento acontece entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Inscrições devem ser feitas no local.

O Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebe o II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Com o tema “A Cafeicultura do Caparaó: Cultura, ambiente e produto”, esta edição espera reunir cerca de 800 cafeicultores da região. A inscrição poderá ser feita no dia e no local do evento.

A programação é variada e conta com minicursos, palestras e rodadas de negócios. Os participantes poderão também experimentar cafés em uma cafeteria especialmente montada por profissionais, com opções especiais. Além dos cafeicultores, participam do evento microempreendedores individuais, servidores públicos de ensino técnico e pesquisa, entre outros, totalizando cerca de dois mil envolvidos.

De acordo com João Batista Pavesi, professor do Ifes e orientador da Caparaó Jr., o simpósio visa contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do café da região. “O público participante poderá se integrar com os diversos atores da cadeia produtiva”, destaca o professor.

“Há três anos estamos conquistando mercados aqui no Brasil e também no exterior e muitos de nós ainda não sabíamos que a Região do Caparaó, em Minas e no Espírito Santo, está com tudo! Os produtores, toda a cadeia produtiva e a economia regional dependem de melhor organização do setor”, avalia Eduardo Sudré, presidente da Caparaó Jr.

Neste ano um dos objetivos do evento é oportunizar o conhecimento de novos produtos e processos mais modernos na colheita, pós-colheita, armazenamento e comercialização do café, além de práticas de conservação de recursos naturais.

Realização
O evento é realizado pelo Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes, Samarco Mineração e Sebrae. Conta ainda com o apoio de diversos parceiros, como Embrapa; Senar; Incaper; Coopa-Ifes; Labominas; Sicoob; Extração de Cafés; Atilla; Apec; Digital Net; IF Sul de Minas – Campus Muzambinho; Seag; Cafesul; Coofeliz; Instituto Inovates; CCA Ufes; e diversas associações de produtores.