Página inicial > Notícias > Instituto Serrapilheira vai lançar primeira chamada para projetos de pesquisa

Instituto Serrapilheira vai lançar primeira chamada para projetos de pesquisa

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 16h30 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 15h57

O edital será publicado nesta quarta-feira (19) no site da instituição.

O Instituto Serrapilheira vai lançar a primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. O edital será publicado nesta quarta-feira (19) no site da instituição. As inscrições terão início na primeira metade de agosto.

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com “seed grants” de até 100 mil reais. Depois de um ano, de 10 a 20 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com subsídios de até 1 milhão de reais para três anos de pesquisa. De acordo com os critérios de elegibilidade, poderão se inscrever apenas aqueles que obtiverem o título de doutor a partir de 2007 e vínculo com instituições brasileiras. O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa.

Um Conselho Científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior avaliará os projetos encaminhados e divulgará os resultados até o final de 2017.

“Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: “O instituto não terá preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem-sucedido”, afirmou.

Sobre o Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira, com sede no Rio de Janeiro, é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil. Oficialmente lançado em março de 2017, o Serrapilheira começou a ser gestado em 2014, e funciona com recursos oriundos de um fundo patrimonial constituído por uma doação de R$ 350 milhões.