Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Gestores municipais participam da III Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura
Início do conteúdo da página

Gestores municipais participam da III Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 16h24 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 16h34

Encontro deu início às atividades da segunda turma do curso.

Cerca de 70 gestores municipais participaram da III Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura nesta quarta-feira (2), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O encontro deu início às atividades da Turma II do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ofertado gratuitamente pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), em parceria com a Secult.

A programação da III Jornada contou com conferências e oficinas metodológicas. O intuito foi apresentar aos participantes a compreensão da cultura em suas quatro dimensões – institucional, simbólica, cidadã e econômica – assim como as políticas públicas, o papel dos diferentes entes federativos e setores da sociedade civil.

A doutora em educação e ex-coordenadora de Cultura de São Carlos (SP), Telma Pegorelli Olivieri, apresentou um breve contexto sobre as políticas públicas de cultura, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e as diretrizes para os conteúdos propostos pelo Ministério da Cultura no Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura. “O Espírito Santo, como um estado menor, facilita muito a implantação do SNC. O curso, além de trazer a qualificação que se pretende, traz a grande responsabilidade de fazer com que o Sistema Estadual de Cultura se fortaleça. Esse é o desafio”, ressaltou Telma.

Um dos palestrantes do evento e professor do curso, Raoni Huapaya, reforçou a atuação de gestores e agentes culturais em tempos de crise. “Ao moldar as necessidades de formação, uma percepção que foi muito clara é de que realmente é um curso vivo. Neste momento de crise, o contexto da liderança de um gestor público precisa ser acionado. É necessário muita empatia para entender artistas, empresários, e demais”, afirmou.

O curso
O Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor), tem o objetivo de fomentar a implantação dos sistemas municipais de cultura, com a capacitação de gestores e conselheiros de cultura para elaboração de planos e institucionalização da área.

As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em quatro disciplinas na modalidade a distância, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento; Gestão Cultural e Planejamento; e Execução de Projetos Culturais. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada Projeto Integrador, cuja metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão cultural e uma jornada regional, a qual será replicada em quatro mesorregiões do Estado.

Confira a galeria de fotos do evento.

registrado em:
Assunto(s): jornada , cultura , secult ,
Fim do conteúdo da página