Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Venda Nova relatam experiência de curso na Argentina
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Venda Nova relatam experiência de curso na Argentina

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 16h38 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 12h42

Grupo de 20 estudantes passou 14 dias na cidade de Córdoba.

As férias de julho tornaram-se ainda mais inesquecíveis para um grupo de 20 alunos do Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Durante duas semanas, entre 9 e 23 de julho, eles participaram de um curso de espanhol na Fundação SET Idiomas, com duração de 40 horas.

Para Soelen da Silva Santos, do Curso Técnico em Administração, a viagem proporcionou conhecimento para a vida toda. “Contribuiu muito com as aulas de espanhol, pois conseguimos colocar o idioma em prática. Além de tudo, conhecemos novas pessoas, expandindo o grupo de amigos”, relatou.

No período em que estiveram na cidade, os estudantes permaneceram com famílias argentinas, preparadas e credenciadas para serem anfitriãs, que os hospedaram e cuidaram para que fossem incluídos no cotidiano de casa. “Outra coisa muito boa é o fato de ficar na casa de uma família. Ocorre uma troca de conhecimento e de cultura muito grande e acabamos nos sentindo parte dela”, contou Jeany Dare, do curso técnico em Agroindústria.

Além dos conteúdos pedagógicos, o grupo também participou de oficinas de gastronomia argentina e de tango. Também visitaram museus, cidades históricas, teatros, fábricas e a Universidade Nacional de Córdoba. A Cássia Pizzol Camatta, do Curso Técnico em Administração, conta que trouxe uma bagagem de experiências. “Conhecer novas pessoas, aprender um novo idioma, viver uma nova cultura de um país tão diferente, mas ao mesmo tempo tão parecido com o nosso, trouxe-me uma nova visão de mundo e, com certeza, foi muito enriquecedor.”

Os estudantes participam do Projeto Imersão Linguística e Cultural, coordenado pela professora Carmelita Tavares Silva, que os acompanhou na viagem.

O projeto
O Projeto Imersão Linguística e Cultural é um projeto de extensão do Campus Venda Nova do Imigrante que teve início em 2014 e tem o propósito de atender os alunos que cursam a disciplina de Língua Espanhola. Aproximadamente 80 alunos já participaram do intercâmbio de férias.

O programa está aberto aos demais campi que ofertam a disciplina de Língua Espanhola, sendo possível formar um único grupo com alunos do Ifes. Para isso, é necessário contatar a coordenadora do projeto.

Veja mais fotos da viagem. 

registrado em:
Assunto(s): campus venda nova , relatos , córdoba ,
Fim do conteúdo da página