Página inicial > Notícias > Livro reunirá histórias de estudantes do Proeja de toda a Rede Federal

Livro reunirá histórias de estudantes do Proeja de toda a Rede Federal

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 15h01 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 15h28

A participação é voluntária e gratuita. O prazo para envio de textos vai até 12 de setembro.

Estudantes e egressos de cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, poderão ter suas narrativas de vida publicadas no livro “Histórias que Merecem ser Contadas”. A coletânea integra as comemorações de 10 anos do Programa no Brasil, e reunirá histórias pessoais de momentos marcantes para discentes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.

A participação é totalmente voluntária e gratuita. Cada campus da Rede Federal poderá enviar até três textos, de diferentes autores, orientados por docentes. O prazo final para envio dos trabalhos é 12 de setembro, e deve ser feito exclusivamente pelo e-mail: proeja10anos@sapucaia.ifsul.edu.br. Serão aceitos textos narrativos individuais que podem ser escritos em prosa ou poesia. Os participantes também poderão enviar uma foto para a ilustração de sua história.

O livro será lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no Campus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), unidade onde surgiu o projeto que inspirou a edição nacional do livro. Desde 2013 é publicado semestralmente um volume reunindo histórias dos alunos do curso Técnico em Administração, com o intuito tanto de promover o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à língua e à literatura do País quanto de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes do Proeja.

Uma década
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

A Comissão Organizadora das comemorações dos dez anos do Programa é formada por representantes da UFRGS, do Fórum Estadual de EJA do RS e dos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-rio-grandense. Além da coletânea nacional do Projeto Histórias, está prevista a realização de um ciclo de debates sobre a temática, entre 28 e 31 de agosto, em Porto Alegre.

Acesse o edital “Histórias que merecem ser contadas”.