Página inicial > Notícias > Polo de Inovação Vitória assina convênio para reciclagem mais sustentável de baterias

Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 15h36 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2018, 10h25

Parceria será firmada nesta segunda-feira (8).

O Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), credenciado como Polo Embrapii em Metalurgia e Materiais, assina nesta segunda-feira (8) seu primeiro convênio do ano de 2018. Trata-se do projeto de implantação de um processo mais sustentável de reciclagem de baterias de chumbo-ácido, utilizadas em automóveis, que será desenvolvido por pesquisadores do Ifes em parceria com as empresas brasileiras Antares Reciclagem e Tudor M. G. de Baterias, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius.

A iniciativa faz parte da proposta aprovada em edital do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços com o Innovate-UK, submetida pela Antares Reciclagem. O método foi pensado por pesquisadores da universidade britânica, e essa será a primeira implantação em escala de planta-piloto no Brasil.

A coordenadora do projeto no Ifes, Deise Menezes Santos, explica que o processo utilizado atualmente para reciclagem de pasta de bateria consome uma grande quantidade de energia na etapa de aquecimento do chumbo em altas temperaturas (acima de 1100 ºC). Além disso, gera um resíduo sólido de ferro e poluentes perigosos que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Já o processo que será implantado por meio do convênio possibilita a obtenção direta do óxido de chumbo para a reutilização em novas baterias, envolvendo substâncias mais seguras e aquecimento em menor temperatura (abaixo de 400 ºC). Também é promovida uma economia energia e não há emissão de gases perigosos.

O prazo de execução é de 17 meses a partir de fevereiro e o valor total do convênio é de R$ 975.107,10. O projeto será custeado pelas empresas envolvidas, pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e pelo Sebrae. O Ifes será o responsável técnico pela implantação do processo.

O convênio será firmado na Fábrica de Ideias, em Vitória, e contará com a presença do reitor do Ifes, da diretoria do Polo, de representantes da Antares Reciclagem e da Tudor M. G. de Baterias, e da presidência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), responsável pela execução financeira do projeto.