Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Dados sobre a Rede Federal estão disponíveis para consulta em ferramenta on-line
Início do conteúdo da página

Dados sobre a Rede Federal estão disponíveis para consulta em ferramenta on-line

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 16h26 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 16h26

Plataforma Nilo Peçanha reúne informações de mais de 640 unidades de ensino.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação lançou, na quinta-feira (15), a Plataforma Nilo Peçanha. A ferramenta reúne dados sobre matrículas, oferta de cursos, quantidade de servidores e investimentos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de compilar os dados de mais de 640 unidades de ensino da Rede Federal, a plataforma visa subsidiar a avaliação dos processos educacionais, a fim de estimular a qualidade educacional e tornar mais eficiente a gestão dos programas e das políticas públicas na área.

Para o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, a plataforma promove transparência e é um excelente recurso para subsidiar as ações da gestão. “A ferramenta possibilita a tomada de decisões gerenciais com base em informações concretas”, disse. Ele destacou ainda que o fato de a plataforma ser aberta ao público para consulta evita a divulgação de informações equivocadas a respeito das instituições da Rede Federal.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Luciano Toledo, ressaltou a importância da ferramenta para avaliação do trabalho desenvolvido pela instituição. “Além de ser uma ferramenta gerencial, a plataforma será um importante instrumento de transparência e visibilidade de nossas ações para a sociedade”, salientou.

A plataforma é de acesso público, ou seja, pode ser acessada por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro para visualizar as informações.

Revalide
A Plataforma Nilo Peçanha será alimentada pela Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas (Revalide), a partir da qualificação dos dados coletados, inicialmente, do Sistema Nacional de Informações (Sistec), Sistema Integrado de Administração de Recursos humanos (Siape) e do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). A coleta de dados obedecerá um calendário anual, assim como sua validação e divulgação.

A Revalide é composta pelos responsáveis pelo registro acadêmico local de cada unidade de ensino da Rede, os diretores dessas unidades, os pesquisadores institucionais de cada instituição, os dirigentes máximos de cada uma delas (reitor ou diretor) e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec.

Nilo Peçanha
Nilo Peçanha foi o criador da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 1909. Hoje, a Rede Federal tem mais de um milhão de matrículas e 640 unidades de ensino, 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas.

Acesse a plataforma Nilo Peçanha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página