Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Química abre inscrições
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Química abre inscrições

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 13h53 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 16h31

Entre as vagas ofertadas, 20 são destinadas ao Campus Vila Velha.

Estão abertas, até 11 de maio, as inscrições para o Mestrado Profissional em Química. O curso é coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e é ofertado por meio de um programa em rede nacional, com vagas para vários polos em todo o Brasil. No Espírito Santo, o mestrado é ofertado pelo Campus Vila Velha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Ao todo, são destinadas 20 vagas ao Campus Vila Velha, sendo reservadas 2 vagas para negros e pardos, 1 vaga pra indígena e 1 vaga para portadores de necessidades especiais. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do preenchimento e encaminhamento do formulário eletrônico presente na página do programa: profqui.iq.ufrj.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.

O curso é ofertado na modalidade semipresencial, com oferta simultânea nacional, tem duração de dois anos, com carga horária de 720 horas. O objetivo do Profqui é proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência. As aulas terão início no segundo semestre de 2018.

Podem se inscrever os candidatos que possuem diploma de graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação e estejam em efetivo exercício de docência em Química na Educação Básica. A novidade deste edital é que no caso de ocorrência de vagas remanescentes, os candidatos formados em Licenciatura em Química mesmo não atuando como professores de Química, também poderão se matricular, desde que aprovados no Exame Nacional de Acesso.

O Exame será realizado no dia 27 de maio, das 9 às 12 horas. O candidato deverá levar para o local de prova um documento de identificação original com foto, o comprovante de pagamento da taxa de inscrição e cópia do protocolo de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta ou azul e os documentos listados no edital. O resultado final do exame será divulgado até o dia 20 de junho.

Confira o edital do processo seletivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página