Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019
Início do conteúdo da página

Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 14h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 13h10

São disputadas 11 modalidades, com participantes de 30 instituições.

A animação dos mais de 1.700 estudantes e servidores deu o tom da cerimônia de abertura da 10ª edição dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019), realizada nesta terça-feira (8). Desde a entrada das delegações até as atrações culturais, o entusiasmo dos atletas tomou conta do Ginásio do Sesc Guarapari. A solenidade marca o início oficial da competição, que neste ano é sediada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O JIF 2019 reúne atletas de 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São disputadas 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação; judô; xadrez; tênis de mesa; basquete; futsal; handebol; voleibol; voleibol de praia; atletismo e futebol. As disputas começaram na segunda (7) e vão até sábado (12).

A entrada das delegações deu início ao evento e o reitor do Ifes, Jadir Pela, declarou a abertura dos Jogos. Além dos estudantes e servidores das delegações, participaram da solenidade reitores das instituições da Rede Federal, pró-reitores e diretores-gerais do Ifes e o secretário de Esporte e Lazer de Guarapari, Cleber Alisson Lacerda.

A Escola de Campeãs, equipe de ginástica rítmica de Vila Velha, fez a apresentação de algumas de suas coreografias, incluindo números de competição. O estudante do Ifes – Campus Vitória, Nicolas Lovatte Schnebeli, fez o juramento do atleta, enquanto os árbitros Raphael Jardim Louzada e Camila Moreira proferiram o juramento dos árbitros. Daniel Thurler Pereira, também aluno do Campus Vitória, leu a Carta dos Jogos.

O coordenador geral local dos JIF, Mauro Fontoura Borges Neto, lembrou ainda da história da competição que começou em 1966 com os Jogos Esportivos do Ensino Industrial, realizados na Escola Técnica Federal do Espírito Santo, hoje Ifes – Campus Vitória. Na ocasião, a competição foi organizada pelo seu avô, Mauro Fontoura Borges, que era diretor da escola. O presidente da Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif), Silvio Romero de Araújo Farias, ressaltou o empenho das delegações em participar do evento neste ano, mesmo com as dificuldades.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, destacou o trabalho realizado pela Cojif e pelo Ifes para que o JIF 2019 acontecesse. Lembrou ainda que em breve será definida a sede da próxima edição dos Jogos.

Jadir Pela, reitor do Ifes, falou, em nome de toda a comunidade do Ifes, da alegria de poder realizar os Jogos e receber os participantes. “Esperamos que vocês aproveitem muito esse momento”, finalizou. O encerramento da cerimônia contou ainda com música e dança com o grupo de tradições folclóricas Tanzerland, que apresentação de danças pomerana e alemã.

JIF 2019
O JIF 2019 é organizado pelo Ifes, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). A edição deste ano comemora os 10 anos da criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal.O evento conta o financiamento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cidadania, com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

As informações sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site jif2019.ifes.edu.br, pelo Instagram (instagram.com/jifnacional) e pelo Facebook (facebook.com/jifnacional).

Reunião de reitores
Até a quinta-feira (10), o Campus Guarapari recebe a 100ª Reunião Ordinária do Conif, com reitores de todo o país. O conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. O Conif atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Animação de atl...
Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019 Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019
Animação de atl...
Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019 Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019
Animação de atl...
Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019 Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019
Animação de atl...
Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019 Animação de atletas marca a abertura do JIF 2019
 

registrado em:
Assunto(s): JIF2019 , esporte , Conif , Rede Federal
Fim do conteúdo da página