Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes prorroga o prazo de suspensão das aulas presenciais para 30 de maio
Início do conteúdo da página

Ifes prorroga o prazo de suspensão das aulas presenciais para 30 de maio

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 16h52 | Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2020, 16h52

Minuta sobre realização de atividades não presenciais será apresentada na próxima semana ao Conselho Superior.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) prorrogou o prazo de suspensão das atividades letivas presenciais para o dia 30 de maio. A decisão foi tomada pelo Comitê de Crise da instituição na manhã desta quarta-feira (29). As atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. As medidas têm como objetivo prevenir, controlar e conter os riscos, danos e agravos decorrentes da pandemia do coronavírus (COVID-19).

Após manifestação positiva do Colégio de Dirigentes sobre realizar atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia, no dia 24 de abril, iniciou-se a construção de uma minuta para normatizar a oferta para os cursos técnicos e de graduação, baseada nas portarias emitidas pelo Ministério da Educação (MEC) e nos encaminhamentos do Conselho Nacional de Educação (CNE). A minuta será apresentada, nos próximos dias, ao Colégio de Dirigentes e ao Conselho Superior da instituição.

A expectativa é que na próxima semana, caso o documento seja aprovado, o Ifes anuncie para a comunidade como serão implementadas as atividades não presenciais no âmbito da instituição. A data de início dessas atividades também será publicada após reunião do Conselho Superior. Até lá o calendário letivo permanece suspenso.

O Comitê de Crise também já iniciou as discussões sobre um possível protocolo de orientações sobre segurança e saúde das pessoas, com o objetivo de preparar a instituição para uma futura retomada das atividades presenciais, especialmente quanto à necessidade de instrução dos processos de compra de equipamentos de proteção individual (EPIs). Servidores da área da segurança do trabalho já estão realizando um estudo inicial para embasar as diretrizes do Ifes. Também serão incorporadas ao documento as visões dos profissionais da saúde e da área de ensino, entre outras representações.

A próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes está pré-agendada para a próxima quarta-feira (6). Reuniões extraordinárias poderão ser convocadas a qualquer tempo.

Veja abaixo as decisões tomadas pelo Comitê em reuniões anteriores:

Proposta de ensino híbrido
O Comitê também definiu que, como estratégia para reposição das aulas presenciais após o retorno das aulas, a instituição estudará a proposta de implementar o ensino híbrido. Ou seja, parte dessa reposição acontecerá presencialmente e parte dela de forma virtual, por meio da educação a distância.
Por isso, é importante que os professores utilizem esse período de suspensão de aulas presenciais para se capacitarem e, na medida do possível, iniciarem o planejamento das aulas e dos recursos educacionais necessários. Há cursos online ofertados pela instituição, disponíveis gratuitamente, na plataforma de Cursos Abertos do Ifes (https://mooc.cefor.ifes.edu.br/). Nesta proposta, os alunos sem acesso à Internet em suas residências poderão fazer uso nos laboratórios e bibliotecas dos campi.

Pós-graduação e cursos EaD
Com relação a pós-graduação, que compreende os cursos de aperfeiçoamento, especialização e os mestrados, cada programa poderá optar por realizar as aulas a distância ou não, desde que os estudantes não sejam prejudicados e que não ocorram atividades presenciais. As atividades dos cursos a distância continuam acontecendo, sem encontros presenciais.

Atividades administrativas
Conforme divulgado no dia 17 de março, as atividades administrativas permanecem acontecendo preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo continua suspenso. Em relação ao trabalho remoto, o Comitê de Crise orienta que as chefias imediatas registrem as atividades remotas desenvolvidas pelos servidores de seu setor. A medida é importante para avaliação do trabalho remoto, mesmo que em caráter excepcional, e, também, para possíveis demandas dos órgãos de controle.

Processo seletivo
O processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2020 está mantido, mas a gestão analisará uma forma de simplificá-lo, adaptando-o às condições impostas pela quarentena. Definições serão feitas nos próximos dias pela Pró-reitorias de Ensino e de Desenvolvimento Institucional e pelos campi do Ifes.

Todas as informações sobre o posicionamento da instituição sobre o coronavírus estão disponíveis na capa do site do Ifes, em um banner sobre o assunto. Novas orientações específicas de cada área podem ser feitas diretamente pelas pró-reitorias do Ifes. Acompanhe!

registrado em:
Fim do conteúdo da página