Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Eleições do Ifes 2021

Clique nas abas para acessar as páginas das Eleições dos Campi

Eleição da Comissão Eleitoral Central

Resultado preliminar da eleição da Comissão Eleitoral Central (formato .pdf, tamanho 439 Kb)

Comissão Eleitoral Central

Regulamento do processo eleitoral (formato .pdf, tamanho 482Kb) – Publicado em 11/06/2021
Normas eleitorais após recursos (formato .pdf, tamanho 73 kb) – Retificado em 16/06/2021
Nota informativa para os candidatos a reitor e diretor-geral(formato .pdf, tamanho 52 kb) – Retificada em 16/06/2021
Contato: comissaoeleitoralcentral@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Reitor (formato .pdf, tamanho 375 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo de Reitor (formato .pdf, tamanho 420 Kb) - Publicado em 21/06/2021
Lista de fiscais dos candidatos (formato .pdf, tamanho 427 Kb) - Publicado em 21/06/2021
Plano de Ação do candidato Jadir Pela (formato .pdf, tamanho 788kb)
Plano de Ação do candidato Milson Lopes (formato .pdf, tamanho 388kb)           

Mesa apuradora para a eleição ao cargo de Reitor do Ifes
Portaria nº 925 - 2021 - Comissão Eleitoral Central do processo eleitoral do ano de 2021 - Designa os membros da CEC
Portaria nº 1044 - 2021 - Altera p.925, de 09.06.2021 - Comissão Eleitoral Central do processo eleitoral do ano de 2021            

Nota Informativa (formato .pdf, tamanho 23 Kb)

Resultado parcial - Reitor (formato .pdf, tamanho 68 Kb) - Publicado em 09/07/2021         
Homologação do resultado - Reitor (formato .pdf, tamanho 52 Kb) - Publicado em 13/07/2021

Notícias

Eleição para reitor e diretores-gerais do Ifes acontece nesta quinta-feira (8)
Campanha eleitoral para reitor e diretores-gerais do Ifes se encerra nesta segunda (5)

Último debate dos candidatos a reitor acontece nesta sexta-feira (2)

Votação simulada pelo SIGEleição será realizada nesta quarta (30)

Novo debate dos candidatos a reitor será realizado nesta segunda (28)

Candidatos a reitor do Ifes participam de primeiro debate nesta sexta (25)

Conheça os planos de ação dos candidatos a reitor e diretores-gerais
Começa campanha eleitoral para candidatos a reitor e diretor-geral no Ifes

Comissões eleitorais divulgam candidaturas registradas para eleições no Ifes

Comissão Central regulamenta normas para eleições no Ifes

Conheça os membros da Comissão Eleitoral Central

Comissão Eleitoral Central será escolhida nesta segunda-feira (7)

Divulgado o resultado final da escolha das comissões eleitorais locais

Servidores e estudantes do Ifes elegem membros das comissões eleitorais locais

Começam as inscrições de chapa para constituir as comissões eleitorais locais
Conselho Superior deflagra processo eleitoral no Ifes

Perguntas Frequentes

Eleições

Em função da pandemia da Covid-19, o processo de votação para escolha de Reitor e Diretor-Geral será realizado eletronicamente, por meio do sistema SIGEleição.

Os dirigentes das unidades do Ifes deverão providenciar estrutura adequada que permita aos votantes que não tiverem acesso à internet e/ou equipamento participarem do processo de consulta à comunidade. A organização desta estrutura deverá observar as normas de segurança em saúde, estabelecidas em documentos institucionais específicos, no que tange à prevenção de Covid-19.

Os candidatos poderão promover suas campanhas no interior dos Campi e demais unidades do Ifes, caso haja atividade presencial no período determinado para as mesmas. Para fazer campanha nos diferentes setores das unidades é preciso realizar agendamento com o responsável pelo setor através de sugestão de formulário constante no anexo VIII da Resolução CS nº 16/2021, sem que a atividade configure aglomeração ou comprometa a capacidade máxima de lotação dos recintos estabelecida pelos protocolos de segurança.

Os candidatos poderão usar perfis em redes sociais e seus e-mails pessoais para campanha, bem como outras ferramentas de comunicação digital, sempre observando o Código de Ética do Servidor Público Federal nas suas ações durante a campanha. Os candidatos a Reitor e a Diretor-Geral de Campus não poderão fazer campanha durante as atividades pedagógicas síncronas e assíncronas.

Serão realizados debates com os candidatos a Reitor e a Diretor-Geral, por meio de plataformas digitais, sendo obrigatório pelo menos um debate por turno de funcionamento da instituição/unidade. Os debates poderão ser organizados conforme sugestão descrita no anexo VII.

Na ocasião do debate, os participantes poderão postar perguntas no chat disponibilizado pela plataforma virtual escolhida, devendo deixar explícito na postagem que se trata de pergunta e a qual candidato a mesma está direcionada. As perguntas postadas serão separadas por candidato, numeradas, e sorteadas.

Ainda não foi definida a forma de transmissão. As comissões eleitorais locais e central definirão em qual plataforma os debates entre os candidatos a diretor-geral e reitor, respectivamente, serão transmitidos. A transmissão será síncrona para possibilitar a captação de perguntas, antes e durante o debate.

Deve-se usar o email institucional, preferencialmente criado especificamente para este fim, pois ao final do processo as mensagens serão armazenadas em mídia, pois constituem-se documentos do processo de consulta.

As Comissões Eleitorais Locais têm autonomia para agendar suas reuniões. As reuniões deverão realizar-se, preferencialmente, em ambiente virtual. Recomenda-se que seja planejado um calendário prévio de reuniões.

É importante que os membros da Comissão Eleitoral Local fiquem à disposição como plantonistas, organizados em turnos, durante o dia da votação para dirimir quaisquer dúvidas, por isso a sugestão é que outros servidores possam assumir a função de apoiadores. Contudo, respeita-se as características de cada campus e a disponibilidade de seus servidores.

Cada candidato poderá designar até três fiscais, sendo dois para acompanhar as atividades na estrutura destinada à votação presencial, de modo alternado (devido à pandemia); e um fiscal para ter acesso específico ao sistema SIG Eleição, com a função de monitorar a atividade do sistema e verificar questões relativas à lisura do processo de votação eletrônica. Os fiscais com tal indicação deverão ser cadastrados no sistema pelo presidente da respectiva Comissão Eleitoral.

Os fiscais deverão ser obrigatoriamente credenciados pela Comissão Eleitoral Local no ato da inscrição das candidaturas, conforme prevê o art. 20, sendo sugerido um formulário de credenciamento (anexo III).

SIG Eleição

O acesso ao SIG Eleição será concedido a cada votante mediante identificação realizada por meio dos dados de login e senha cadastrados nos sistemas institucionais, sendo esses dados sigilosos, pessoais e intransferíveis.

Na tela do sistema inicial, que será aberta após o login, cada votante terá acesso às suas opções de eleições: Diretor-Geral da sua unidade e Reitor, exceto para as unidades Reitoria, Polo de Inovação e Cefor que só terão acesso à eleição para Reitor.

Estudantes deverão até o dia da eleição realizar o primeiro acesso no sistema Q-Acadêmico, mesmo que estejam presentes na lista definitiva de votantes.

Na tela de votação do SIG Eleição, após o login no sistema, aparecerá o nome dos candidatos e as opções de voto nulo e de voto em branco, todos precedidos de um campo, no qual o eleitor deverá marcar a sua escolha, sendo que o sistema só finalizará a votação com a marcação de apenas uma opção.

Para cada eleitor, o procedimento descrito será realizado separadamente, sendo que a ordem de votação para a escolha de Reitor e de Diretor-Geral não interferirá no exercício do voto. Uma vez finalizada a votação, o sistema garantirá que o eleitor não possa alterar ou realizar novo voto para o mesmo cargo.

Confira o passo a passo para votar no SigEleição:

1 - Acesse: sigeleicao.ifes.edu.br

2 - Digite usuário, senha e responda a pergunta de segurança

3 - Clique em: votar

4 - Clique: Eleição – NOME DO CAMPUS

5 - Entrar na cabine

6 - Para o cargo de Reitor, escolha o número do seu candidato.

7 - Confira a foto, clique em Confirma

8 - Para o cargo de Diretor-Geral, escolha o número do seu candidato (Caso o seu campus não tenha eleição para diretor-geral, pule diretamente para o passo 10)

9 - Confira a foto e clique em Confirma

10 - Saia do sistema.

O processo de votação será encerrado no horário previamente estipulado e devidamente programado no sistema SIG Eleição. A partir de então, o acesso de votantes ao sistema ficará indisponível.

A apuração dos votos será realizada imediatamente após o encerramento da votação, por meio da inserção no sistema da chave de auditoria que foi gerada no ato de criação da eleição no SIG Eleição.

A apuração dos votos para Reitor é de competência da Comissão Eleitoral Central; já a apuração dos votos para Diretor Geral é de competência da Comissão Eleitoral Local. A apuração será realizada pelo presidente da comissão eleitoral responsável, acompanhado pela mesa apuradora. As mesas apuradoras serão constituídas por três membros e respectivos suplentes, escolhidos pelo presidente da respectiva Comissão Eleitoral Local.

O Sig Eleição garante o sigilo de voto dos eleitores. Não é possível que ninguém das Comissões Eleitorais, dos setores de Tecnologia da Informação ou qualquer outra pessoa de dentro ou de fora do Ifes saiba em que candidato cada eleitor votou.

Sim. A Comissão Eleitoral Central possui acesso apenas por chaves específicas geradas por softwares de segurança da informação. Além disso, o sistema é auditado pela Comissão.

SIG Eleição

O sistema pode ser acessado em sigeleicao.ifes.edu.br

Reitoria

Edital – Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 93 kb)
Anexo I - Cronograma (formato .pdf, tamanho 73 Kb) Retificado em 24/05/2021
Chapas Inscritas (formato .pdf, tamanho 430 Kb)
Lista definitiva de chapas inscritas (formato .pdf, tamanho 430 Kb)
Resultado final da Eleição para Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 440 Kb)
Resultado definitivo da Eleição para Comissão Eleitoral Local (formato .pdf, tamanho 79 kb)
Portaria da Comissão Preliminar
Lista de votantes (formato .pdf, tamanho 422 Kb)
Lista definitiva de votantes (formato .pdf, tamanho 422 Kb)
Comissão Eleitoral – Reitoria: comissaoeleitoral.rei@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Reitor (formato .pdf, tamanho 375 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo de Reitor (formato .pdf, tamanho 420 Kb) – Publicado em 21/06/2021
Plano de Ação do candidato Jadir Pela (formato .pdf, tamanho 788kb)
Plano de Ação do candidato Milson Lopes (formato .pdf, tamanho 388kb)
Lista de votantes - publicada em 24 de junho (formato .pdf, tamanho 454  Kb)
Nota Informativa – Mesa Apuradora de Votos (formato .pdf, tamanho 75 kb)

Resultado preliminar - Reitor (formato .pdf, tamanho 68 Kb) - Publicado em 09/07/2021  
Homologação do resultado - Reitor (formato .pdf, tamanho 52 Kb) - Publicado em 13/07/2021

Alegre

Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus de Alegre
Comissão Eleitoral – Campus de Alegre: comissaoeleitoral.ale@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 412 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Romulo Matos de Moraes
Plano de Ação do candidato Wallace Luís de Lima

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Aracruz

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Aracruz
Comissão Eleitoral – Campus Aracruz: comissaoeleitoral.ara@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 189 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Leandro Bitti Santa Anna

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Barra de São Francisco

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Barra de São Francisco
Comissão Eleitoral – Campus Barra de São Francisco: comissaoeleitoral.bsf@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 346 Kb) - Publicado em 17/06/2021        
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 348 Kb) - Publicado em 21/06/2021
Plano de Ação do candidato José Alexandre de Souza Gadioli
Plano de Ação do candidato Leonardo de Miranda Siqueira

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Cachoeiro de Itapemirim

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim
Comissão Eleitoral – Campus Cachoeiro de Itapemirim: comissaoeleitoral.cai@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 80 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Edson Maciel Peixoto

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Cariacica

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Cariacica
Comissão Eleitoral – Campus Cariacica: comissaoeleitoral.car@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 159 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 160 Kb) - Publicado em 21/06/2021
Plano de Ação do candidato Daniel Farinelli Leite
Plano de Ação da candidata Jocélia Abreu Barcellos Vargas

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Cefor

Acesse a página das Eleições do Ifes – Cefor
Comissão Eleitoral – Cefor: comissaoeleitoral.cef@ifes.edu.br

Centro-Serrano

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Centro-Serrano
Comissão Eleitoral – Campus Centro-Serrano: comissaoeleitoral.cse@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 420 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Renato Chaves Oliveira (formato .pdf, tamanho 480 kb)

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 59 Kb)

Colatina

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Colatina
Comissão Eleitoral – Campus Colatina: comissaoeleitoral.col@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 219 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Octavio Cavalari Junior

Resultado preliminar - Diretor-Geral    

Guarapari

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Guarapari
Comissão Eleitoral – Campus Guarapari: comissaoeleitoral.gua@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 66 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 66 Kb) - Publicado em 22/06/2021
Plano de Ação do candidato Gibson Dall'Orto Muniz da Silva

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 68 Kb)

Ibatiba

Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus Ibatiba
Comissão Eleitoral – Campus Ibatiba: comissaoeleitoral.iba@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 75 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Eglon Rhuan Salazar Guimarães
Plano de Ação do candidato Adelson de Azevedo Moreira

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Itapina

Acesse o site das Eleições do Ifes – Campus Itapina
Comissão Eleitoral – Campus Itapina: comissaoeleitoral.ita@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 382 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Fabio Lyrio Santos
Plano de Ação da candidata Patrícia Soares Furno Fontes

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Linhares

Acesse o site das Eleições do Ifes – Campus Linhares
Comissão Eleitoral – Campus Linhares: comissaoeleitoral.lin@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 87 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação da candidata Sandra Mara Mendes da Silva Bassani

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 66 Kb)

Montanha

Acesse a página das Eleições do Ifes - Campus Montanha
Comissão Eleitoral – Campus Montanha: comissaoeleitoral.mon@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 109 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 111 Kb) - Publicado em 21/06/2021
Plano de Ação da candidata Claudia da Cunha Monte Oliveira - Publicado em 22/06/2021

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 128 Kb)

Nova Venécia

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Nova Venécia
Comissão Eleitoral – Campus Nova Venécia: comissaoeleitoral.nov@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 72 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Anderson Rozeno Bozzetti Batista

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Piúma

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Piúma
Comissão Eleitoral – Campus Piúma: comissaoeleitoral.piu@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 58 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Marcelo Fanttini Polese

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 128 Kb)

Santa Teresa

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Santa Teresa
Comissão Eleitoral – Campus Santa Teresa: comissaoeleitoral.sta@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 41 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Ednaldo Miranda de Oliveira
Plano de Ação da candidata Walkyria Barcelos Sperandio

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 217 Kb)

São Mateus

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus São Mateus
Comissão Eleitoral – Campus São Mateus: comissaoeleitoral.smt@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 84 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Eros Silva Spalla
Plano de Ação do candidato Fabricio Borelli
Plano de Ação do candidato Felipe Costa Novo Malheiros

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 112 Kb)

Serra

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Serra
Comissão Eleitoral – Campus Serra: comissaoeleitoral.ser@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 394 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Gilmar Luiz Vassoler 


A Comissão Eleitoral Local informa que na próxima quarta-feira (30), às 19h, acontecerá a Defesa Pública do candidato a Diretor-Geral. A defesa será transmitida pelo canal do Campus Serra no YouTube: https://youtu.be/fX1tIu-Bzc4.
Acesse para mais informações.

Venda Nova do Imigrante

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante
Comissão Eleitoral – Campus Venda Nova do Imigrante: comissaoeleitoral.vni@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 40 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação da candidata Maíra Maciel Mattos de Oliveira

Resultado preliminar - Diretora-Geral

Viana

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Viana
Comissão Eleitoral – Campus Viana: comissaoeleitoral.via@ifes.edu.br

Vila Velha

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Vila Velha
Comissão Eleitoral – Campus Vila Velha: comissaoeleitoral.vvl@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 346 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Plano de Ação do candidato Diemerson Saquetto

Resultado preliminar - Diretor-Geral

Vitória

Acesse a página das Eleições do Ifes – Campus Vitória
Comissão Eleitoral – Campus Vitória: comissaoeleitoral.vit@ifes.edu.br
Lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 328 Kb) - Publicado em 17/06/2021
Homologação da lista de candidatos inscritos para o cargo da Direção-Geral (formato .pdf, tamanho 329 Kb) - Publicado em 22/06/2021
Plano de ação do candidato Hudson Luiz Côgo (formato .pdf, tamanho 224 Kb)
Plano de ação do candidato Hudson Luiz Côgo – Versão em Libras, Parte 1
Plano de ação do candidato Hudson Luiz Côgo – Versão em Libras, Parte 2

Resultado preliminar - Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 195 Kb)

registrado em:
Fim do conteúdo da página