Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cidade da Inovação
Início do conteúdo da página

Cidade da Inovação

Cidade da Inovação

Inovar é transformar ideia em ação, é trazer o sonho e o conhecimento para melhorar a realidade. Inovar está no DNA do Ifes. Faz parte de sua lei de criação, da sua missão, do seu cotidiano. Promover a educação a partir da percepção do contexto em que se vive, impactando positivamente a sociedade: essa é uma premissa que orienta toda a história do Instituto.

Com a estruturação da Cidade da Inovação, o Ifes abre novos caminhos nessa direção. Muito mais do que ser um espaço físico, o objetivo da Cidade é ser uma plataforma que conecte as ideias à ação e o Ifes ao mundo. Assim, o Instituto espera promover pra dentro e para fora de seus muros esse olhar transformador, agregando parcerias e criando um futuro de múltiplas oportunidades.

O que é a Cidade da Inovação?

cdi pan

A Cidade da Inovação foi criada para ser uma plataforma que promova e dinamize soluções transformadoras com a sociedade para o desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Isso se dará por meio da articulação do Ifes com outras instituições governamentais, o setor produtivo e a sociedade civil.

A sede da Cidade da Inovação está no espaço dos antes denominados Galpões do IBC, no bairro de Jardim da Penha, em Vitória. O local foi cedido para o Ifes em abril de 2021. Atualmente, já funcionam nesse endereço o Polo de Inovação Vitória (PEIF-IFES), unidade do Ifes especializada em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria de metalurgia, materiais e inteligência artificial. Também está localizado no espaço o escritório regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Futuramente, a ideia é que os vários parceiros tenham atividades e laboratórios nesse espaço físico, fomentando um ambiente de interação e inovação. Porém, a proposta é que esse ambiente transcenda as barreiras físicas e possa conectar toda a comunidade do Ifes, a sociedade capixaba e o setor produtivo ao mundo se tornando uma plataforma.

Cidade da Inovação Projeto
Imagens conceituais e ilustrativas

Cidade da Inovação Projeto
Imagens conceituais e ilustrativas

Confira nesta página mais informações sobre a Cidade da Inovação e seu processo de implantação.

Telefones
Recepção: 3357-7500 (ramal 6002)
Administração: 3357-7500 (ramal 6003)

∆ Voltar para o topo

Histórico

Instalados em uma área com mais de 30 mil metros quadrados, numa região central de Jardim da Penha, em Vitória, encontram-se as estruturas conhecidas como Galpões do IBC. Erguidos no início dos anos 1960, eram de propriedade do Instituto Brasileiro do Café e tinham o propósito de armazenar o produto, em linha com as estratégias de produção e comercialização do café coordenadas pelo IBC. Ao longo dos anos, depois de crise na cafeicultura, também pertenceram à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como um verdadeiro marco histórico e arquitetônico para o bairro e para a cidade de Vitória, os galpões assistiram à transformação de Jardim da Penha – de um local de interesse eminentemente logístico, com escassa ocupação urbana, em um dos bairros mais populosos e valorizados da capital capixaba. Acabaram circunscritos em uma área residencial, e seu destino tornou-se um tópico para debate entre o poder público e a comunidade. Ao final de 2020, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Em abril de 2021, após intensas conversas com os diversos segmentos sociais e representantes de órgãos públicos, a guarda do imóvel passou ao Instituto Federal do Espírito Santo. Para conceituar o uso do espaço, de modo a combinar os anseios da sociedade com a expertise do Ifes, foram realizadas várias visitas e reuniões, além de uma Semana de Gestão e Inovação.

Nesse último evento, um grupo de representantes de vários segmentos contribuiu para a criação das bases norteadoras das futuras ações no espaço, postulando como missão “Impulsionar o ecossistema de inovação capixaba para transformar vidas”, atentando para a inserção da juventude no meio inovador e envolvimento da comunidade em ações que gerem oportunidades e renda.

Ao longo de 2021 e 2022, com base nas definições da Semana de Gestão e Inovação, foi feita uma formação com os gestores do Ifes e desenvolvido o Planejamento Estratégico da Cidade da Inovação. O documento foi entregue em 1º de julho de 2022.

Em março de 2023 deu-se início à Exposição Leonardo da Vinci, uma parceria com o Instituto Cultural Vale e que abre pela primeira vez as portas da Cidade da Inovação para um evento aberto à comunidade. Mais informações sobre a exposição pode ser acessada através do site do Museu da Vale em: museuvale.com.

Hoje em dia, a implantação da Cidade da Inovação segue os trabalhos de prospecção das parcerias que farão parte deste projeto, além dos estudos técnicos de arquitetura e engenharia para a reforma do espaço.

∆ Voltar para o topo

Programa de formação

A partir do trabalho desenvolvido na etapa de reuniões e visitas iniciais, em 2021, e na Semana de Gestão e Inovação, foi formulada a proposta do Programa de Formação e Capacitação para a Concepção e Implementação da Cidade da Inovação.

O programa está estruturado em seis eixos, com ações que serão desenvolvidas a partir de fevereiro de 2022 e se estenderão por cerca de dois anos para a implantação da Cidade da Inovação.

Veja abaixo as etapas:

Iniciado em fevereiro de 2022. Busca desenvolver competências, habilidades e atitudes dos servidores envolvidos para a elaboração do Planejamento Estratégico da Cidade da Inovação do Ifes. A intenção é ter um direcionamento claro do caminho a ser trilhado para chegar aos direcionadores estratégicos, objetivos, indicadores, metas, modelo de acompanhamento e principais iniciativas.

A proposta é realizar eventos em todas as unidades do Ifes, com a participação de toda a comunidade acadêmica do respectivo campus e do grupo de trabalho principal.

Realização de oficinas de trabalho participativas para a concepção da Cidade da Inovação.

Realização de oficinas de trabalho participativas para a implementação da Cidade da Inovação

Trabalha a estratégia que será adotada pela instituição para conectar e informar as pessoas sobre a Cidade da Inovação do Ifes

Série de capacitações ligadas a temas transversais e inerentes ao projeto da Cidade da Inovação, tais como: inovação, empreendedorismo, liderança, dentre outros.

∆ Voltar para o topo

Notícias

∆ Voltar para o topo

Documentos

Portaria SPU/ME nº10.069, de 18 de agosto de 2021 – Cessão de Uso
 
Relatório executivo – Semana de Gestão e Inovação

 Download da marca Ifes - Cidade da Inovação

 

Imagens

Conheça o espaço da Cidade da Inovação

Semana de Gestão e Inovação

Visita da Associação de Moradores de Jardim da Penha

 

Fim do conteúdo da página