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Pró-Reitoria de Ensino

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2012, 14h54 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 15h46

Índice de Artigos

Pró-Reitoria de Ensino

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), como órgão executivo do Ifes, é responsável pelas atividades e políticas de educação profissional técnica de nível médio e de graduação. A Proen compreende: Secretaria do Gabinete da Proen, Assessoria de Gestão Educacional, Assessoria de Assuntos Estudantis, Diretoria de Ensino Técnico, Diretoria de Graduação, Diretoria de Educação a Distância - que atualmente possui vinculado o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) - e Secretaria de Registro de Diplomas.

A Proen está situada à Avenida Rio Branco, nº 50, no Bairro Santa Lúcia, sob CEP 29056-264, em Vitória-ES.

Pró-Reitora de Ensino
Adriana Pionttkovsky Barcellos
Portaria nº 2883 – DOU de 11/10/2017
proreitoriaensino@ifes.edu.br
27 3357-7533 

Secretaria do Gabinete da Pró-Reitoria de Ensino
A Secretaria do Gabinete da Proen é composta pela Assistente da Pró-Reitoria de Ensino que é responsável por assessorar a Pró-Reitora de Ensino nas atividades do setor, além de secretariar as Câmaras de Ensino Técnico e de Graduação e o Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Cepe). 

Assistente
Cristiana Aparecida Reimann do Nascimento
Portaria nº 1.530 – DOU de 27/09/2013
proreitoriaensino@ifes.edu.br
27 3357-7534 

Assessoria de Gestão Educacional
É o setor responsável por prestar suporte administrativo e pedagógico às atividades da Proen, assessorando o(a) Pró-Reitor(a), as Diretorias, os Fóruns, as Câmaras e os Campi. Além disso, fornece orientação e apoio aos campi na execução dos regulamentos, normas e demais demandas, no âmbito dos cursos de Graduação e de Ensino Técnico. 

Assessores
Leonardo Nunes Domingos
Felipe da Costa Barcellos
Maria Dorotéa dos Santos Silva
proreitoriaensino@ifes.edu.br
27 3357-7534  


Assessoria de Assuntos Estudantis
A Assessoria de Assuntos Estudantis está subordinada à Pró-Reitoria de Ensino do Ifes, responsável por prestar assessorar a Proen e os campi na elaboração de programas e projetos voltados à educação em saúde, cidadania, diversidade e inclusão, atenção biopsicossocial, entre outros. Além disso, é responsável por assessorar as equipes ligadas à Assistência Estudantil e aos Napne´s dos campi, no âmbito de sua atuação, assim como colaborar com o Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil (FIAE) e o Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Fonapne).

Assessores
Karina Alves de Castro Pinto
Ignêz Brigida de Oliveira Pina
Priscila Lopes Roldi Azevedo
proreitoriaensino@ifes.edu.br
27 3357-7531 


Secretaria de Registro de Diplomas
A Secretaria de Registro de Diplomas (SRD) é um setor subordinado à Proen, responsável por coordenar, orientar e desenvolver as atividades inerentes ao registro de diplomas no âmbito do Ifes, desenvolver atividades em conjunto com os Registros Acadêmicos dos campi, auxiliar na padronização da confecção dos documentos acadêmicos e atestar as informações dos diplomados e dos cursos, com base nos atos legais internos e externos.

Também compete a SRD a certificação de conclusão do Ensino Médio com base no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e a revalidação de diplomas e certificados de cursos técnicos de nível médio expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino.

Anexos
Portaria MEC nº 10, de 23 de maio de 2012 – Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. 
Resolução do Conselho Superior nº 40/2012, de 11 de junho de 2012 –normatiza os procedimentos para revalidação, pelo Ifes, de diplomas e certificados de cursos técnicos de nível médio expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino. 

Secretária de Registro de Diplomas
Thaiz Dias de Azevedo Barcellos
Portaria nº 860 – DOU de 15/07/2010
srd.rt@ifes.edu.br
27 3357-7535

Suporte Acadêmico
É o setor responsável por prestar suporte aos campi quanto ao uso do Sistema Acadêmico. Solicitações de atendimento devem ser enviadas pelo Help Desk ou por e-mail.

Servidores
Rosana Puton
Laudilene Márcia Ébani
Alisson Evangelista de Souza
(27) 3357-7514
helpdesk.ifes.edu.br
academico@ifes.edu.br


Diretorias

Diretoria de Ensino Técnico
A Diretoria de Ensino Técnico assessora a Proen na aplicação das diretrizes nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Fornece orientação e apoio aos campi nos processos de autorização, reformulação, suspensão de oferta e extinção de cursos técnicos. Acompanha o desenvolvimento de projetos e programas no âmbito dos cursos técnicos com órgãos governamentais e outras parcerias.

A educação profissional técnica de nível médio é ofertada no Ifes, nas modalidades presencial e a distância, nas formas articulada integrada ao ensino médio, articulada concomitante ao ensino médio e subsequente.

Os cursos são ofertados para estudantes em idade própria e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A Diretoria de Ensino Técnico possui um ambiente virtual onde são disponibilizadas resoluções, portarias, normativas e demais documentos relacionadas ao ensino técnico. A sala no ambiente moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link http://moodle.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?id=360, acessando como visitante.

Diretor de Ensino Técnico
Rubens Marques
Portaria nº 3.543 – DOU de 11/12/2017
ensino.tecnico@ifes.edu.br
27 3357-7532 


Diretoria de Graduação

A Diretoria de Graduação é um setor subordinado à Pró-Reitoria de Ensino do Ifes, responsável por assessorar a Proen na definição de políticas, na aplicação das diretrizes e regulamentos de ensino de graduação, por fornecer orientação e apoio aos campi na execução dos regulamentos, normas e demais demandas, no âmbito dos cursos e por outras atividades previstas no Regimento Interno da Proen.
O Ifes oferece cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnologia nas modalidades presencial e a distância. As formas de ingresso podem ser por meio de:

- Cursos Presenciais – Utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é uma forma de seleção de candidatos desenvolvida pelo Ministério da Educação que toma como base as notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem);

- Cursos a Distância – Utiliza edital próprio;

- Novo curso – é a possibilidade de alguém que já possui diploma de nível superior concluir outro curso, ingressando no Ifes por meio de um processo seletivo como portador de diploma;

- Transferência de curso – é o ingresso nos cursos de graduação de alunos oriundos de outras instituições de ensino superior, por meio de um processo seletivo que não o vestibular, de acordo com edital de seleção.

Diretoria de Graduação
Aldieris Braz Amorim Caprini
Portaria nº 269 de 08/02/2018 - DOU 09/02/2018
ensino.graduacao@ifes.edu.br
27 98818-5560 | 27 3357-7532


Câmaras

As câmaras são órgãos colegiados normativos e de assessoramento, subordinados diretamente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão (Cepe), para assuntos relativos ao ensino. Vinculadas à Proen estão as Câmaras de Ensino Técnico e de Graduação.

Câmara de Ensino Técnico

A Câmara de Ensino Técnico é constituída pelo(a) Pró-Reitor(a) de Ensino, Diretor(a) de Ensino Técnico, Diretores de Ensino dos campi e do Cefor, coordenadores de cursos técnicos, alunos de cursos técnicos e representantes dos seguintes Fóruns: Interdisciplinar de Assistência Estudantil, Gestão Pedagógica, Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e de Registros Acadêmicos. Todos os campi que possuem cursos técnicos têm representação na Câmara de Ensino Técnico.

A Câmara de Ensino Técnico possui um ambiente virtual onde são disponibilizadas pauta das reuniões, atas, resoluções, portarias, normativas e demais documentos discutidos nas reuniões. A sala no ambiente moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=1131, acessando como visitante.

Link da sala antiga no moodle para consulta: http://moodle.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?id=357

Anexos
Resolução CS nº 64/2012 - Cria a Câmara de Ensino Técnico
Portaria nº 1465 - 2012 - Homologa Regulamento da Câmara de Ensino Técnico
Resolução CS nº 21/2010 - Cria a Câmara de Ensino Técnico (Revogada) 

Atas de reunião

Atas de 2018
Reunião de 12/03/2018 
Reunião de 11/06/2018
Reunião de 27/08/2018
Reunião de 05/10/2018

Atas de 2017
Reunião de 05/05/2017
Reunião de 03/07/2017 
Reunião de 28/08/2017
Reunião de 06/11/2017

Atas de 2016
Reunião de 14/03/2016
Reunião de 06/06/2016 
Reunião de 29/08/2016 
Reunião de 07/11/2016 (atualizada em 13/02/2017)
Reunião de 05/12/2016

Atas de 2015
Reunião de 16 e 17/03/2015
Reunião de 14 e 15/05/2015
Reunião de 01/06/2015
Reunião de 07/07/2015
Reunião de 31/08/2015 e 1º/09/2015
Reunião de 02/10/2015 
Reunião de 16/11/2015

Atas de 2014
Reunião de 17/03/2014
Reunião de 27/06/2014
Reunião de 25/08/2014
Reunião de 21/11/2014
Reunião de 15/12/2014

Atas de 2013
Reunião de 5/12/2013
Reunião de 2/09/2013
Reunião de 14/06/2013
Reunião de 15/03/2013

Atas de 2012
Reunião de 8/10/2012
Reunião de 23/4/2012
Reunião de 13/2/2012

Atas de 2011
Reunião de 19/12/2011
Reunião de 23/09/2011
Reunião de 16/05/2011

Atas de 2010
Reunião de 3/12/2010
Reunião de 22/10/2010


Câmara de Graduação 

A Câmara de Graduação é constituída pelo(a) Pró-Reitor(a) de Ensino, Diretor(a) de Graduação, Diretores de Ensino dos campi e do Cefor, coordenadores de cursos de graduação, alunos de cursos de graduação e representantes dos seguintes Fóruns: Interdisciplinar de Assistência Estudantil, Gestão Pedagógica, Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e de Registros Acadêmicos. Todos os campi que possuem cursos de graduação têm representação na Câmara de Graduação.

A Câmara de Graduação possui um ambiente virtual onde são disponibilizadas pauta das reuniões, atas, resoluções, portarias, normativas e demais documentos discutidos nas reuniões. A sala no ambiente moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=1133, acessando como visitante.

Link da sala antiga no moodle para consulta: http://moodle.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?id=366

Anexos
Resolução CS nº 63/2012 - Cria a Câmara de Graduação
Portaria nº 1467 - 2012 - Homologa Regulamento da Câmara de Graduação
Resolução CS nº 20/2010 - Cria a Câmara de Graduação (Revogada)

Atas de reunião 

Atas de 2018
Reunião de 26/03/2018
Reunião de 17/09/2018
Reunião de 05/10/2018

Atas de 2017
Reunião de 27/03/2017 
Reunião de 19/06/2017
Reunião de 20/10/2017
Reunião de 24/11/2017
Reunião de 05/12/2017

Atas de 2016
Reunião de 20/06/2016
Reunião de 03/10/2016
Reunião de 10/10/2016 (atualizada em 13/02/2017)
Reunião de 28/11/2016
Reunião de 16/12/2016

Atas de 2015
Reunião de 23/11/2015 
Reunião de 30 e 31/03/2015
Reunião de 15 e 16/06/2015
Reunião de 14 e 15/09/2015

Atas de 2014
Reunião de 24/03/2014
Reunião de 08/08/2014
Reunião de 01 e 02/12/2014

Atas de 2013
Reunião de 13/09/2013
Reunião de 21/06/2013
Reunião de 25/03/2013

Atas de 2012
Reunião de 01/10/2012
Reunião de 20/04/2012

Atas de 2011
Reunião de 18/11/2011
Reunião de 17/06/2011
Reunião de 20/05/2011

Atas de 2010
Reunião de 13/12/2010
Reunião de 25/10/2010
Reunião de 30/08/2010
Reunião de 09/07/2010
Reunião de 23/04/2010

Atas de 2009
Reunião de 04/12/2009
Reunião de 20/11/2009
Reunião de 05/06/2009
Reunião de 19/02/2009


Comissão de Gestão da Permanência

A evasão escolar no Brasil é uma realidade que há muito preocupa os interessados em promover uma educação pública, laica, de âmbito democrático-participativa, compreendendo que, nesse caráter reside sua qualidade. Não são poucos os estudos sobre o tema que ressaltam a complexidade da questão em todos os níveis de ensino, assim como é de destaque a variedade de significações que assume, especialmente, quanto aos seus fatores causais ou desencadeantes.

Em 2015, o MEC criou uma Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes da Rede Federal, que vem, desde então, envidando ações junto aos Institutos para a criação de um Plano Estratégico que definirá as diretrizes políticas visando a diagnose, o acompanhamento e o monitoramento do problema.

Sob a supervisão da Pró-Reitoria de Ensino, para a elaboração do Plano Estratégico do Ifes, cada Campus/Cefor instituiu uma Comissão local que estudou e avaliou os dados de evasão e retenção dos cursos, referente aos anos de 2014 e 2015. Os dados quantitativos apresentados nos relatórios foram extraídos do Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica - Sistec, os quais foram encaminhados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec.

As comissões, após análise dos dados, realizaram o levantamento das possíveis causas da evasão e retenção e descreveram as sugestões de estratégias de intervenção. De forma a sistematizar as informações, o Ifes também instituiu uma Comissão de Gestão da Permanência na Reitoria, composta por representantes das Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão.

A partir desse Plano Estratégico, os Campi/Cefor farão avaliações periódicas sobre as ações concretas que estão sendo desenvolvidas e seu reflexo para aumento da permanência e êxito dos alunos do Ifes.

Anexos
Relatório Final - Ações de Permanência e Êxito dos Campi do Ifes

Resolução do Conselho Superior nº 173/2016 - Aprova o Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Ifes 
Anexo - Parte 1 
Anexo - Parte 2 
Anexo - Parte 3

Mais informações e documentos disponíveis em: http://moodle.ifes.edu.br/moodle/login/index.php


Comitês e Fóruns

Comfor
O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor) do Ifes, é responsável, por assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica. Foi instituido pela Portaria nº 1.238, de 09 de novembro de 2011. 

Coordenação Institucional do Comfor/Ifes
Louise Dável de Moura Cordeiro
cgi.formic@ifes.edu.br
27 3357-7534

Anexos
Portaria Ifes nº 1.238/2011 – Comitê Gestor Institucional Formação Inicial
Portaria Ifes nº 570/2013 – Altera p.1238-2011 – Comitê Gestor Institucional Formação Inicial
Portaria Ifes nº 1192/2013 – Altera p.570-2013 – Comitê Gestor Institucional Formação Inicial
Portaria Ifes nº 284/2014 – Altera p.1192-2013 – Comitê Gestor Institucional Formação Inicial
Decreto nº 6.755/2009 – Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica
Portaria MEC nº 1.328/2011 – Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública
Portaria MEC nº 1.105/2013 – Comitê Nacional e Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica

Fiae
O Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil (Fiae) do Ifes, é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, tendo como principal objetivo propor diretrizes e políticas para a assistência estudantil, acompanhando sua implementação, avaliando e propondo sua reformulação quando necessário. O Fiae possui caráter interdisciplinar e agrega profissionais que atuam na Assistência Estudantil dos campi do Ifes.

Entende-se como Assistência Estudantil as ações que contribuem para a equidade de condições de acesso, permanência e sucesso dos discentes do Ifes, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

Anexos
Portaria nº 1.583/2010 – Cria o Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil  
Resolução CS nº 19/2011 – Aprova a Política de Assistência Estudantil do Ifes 
Anexo I da Resolução CS nº 19/2011 – Política de Assistência Estudantil do Ifes 
Resolução CS nº 20/2011 – Aprova o Regimento Interno do Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil 
Anexo I da Resolução CS nº 20/2011 – Regimento Interno do Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil 
Portaria nº 1602/2011 – Programas de Apoio à Formação Acadêmica 
Portaria nº 1602/2011 – Anexos I e II


FGP 
O Fórum de Gestão Pedagógica (FGP) do Ifes, é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, tendo como principal objetivo propor diretrizes e políticas que contribuam para a equidade de condições de acesso, permanência e sucesso dos discentes do Ifes. Composto por profissionais ocupantes do cargo de Pedagogo e/ou Técnicos em Assuntos Educacionais que atuam nos Núcleos de Gestão Pedagógica ou departamentos equivalentes nos campi ou nas Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Extensão.

Anexos
Portaria GR nº 1.475/2010 – Institui o Fórum de Gestão Pedagógica
Resolução do CS nº 18/2011 – Aprova o Regimento interno do Fórum
Anexo I da Resolução do CS nº 18/2011 – Regimento interno do Fórum

FBI
O Fórum dos Bibliotecários (FBI) do Ifes, é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, tendo como principal objetivo propor diretrizes e políticas voltadas para os serviços biblioteconômicos prestados ao cidadão. Também tem a competência de promover a integração entre os profissionais Bibliotecários do Ifes e definir padrões de qualidade para as ações de intervenção nas bibliotecas dos campi, além de coordenar e articular a implantação de programas e projetos para a racionalização da aquisição e da utilização da infra-estrutura, dos serviços biblioteconômicos no âmbito do Ifes.

Anexos
Resolução CS nº 66/2011 – Aprova o Regimento Interno do Fórum dos Bibliotecários do Ifes
Anexo I da Resolução CS nº 66/2011 – Regimento Interno do Fórum dos Bibliotecários do Ifes  

Fonapne
O Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes (Fonapne) do Ifes, é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, tendo como principal objetivo propor diretrizes e políticas na área da educação especial na perspectiva da inclusão.

O Fonapne possui caráter interdisciplinar e agrega profissionais que trabalham nos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) de cada campus, profissionais da Proen e do Cefor.

Entende-se como Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas as ações que contribuem para a equidade de condições de acesso, permanência e saída com êxito dos discentes público-alvo da Educação Especial - pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (conforme Decreto 7.611/11). 

Anexos
Portaria nº 039, de 11 de janeiro de 2013 – Homologa o Regulamento Interno do Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes
Portaria nº 1.188, de 27 de junho de 2012 – Formaliza a criação do Fórum dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes (Fonapne) 
Portaria nº 1.063, de 05 de junho de 2014 – Homologa o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)
Anexo I da Portaria nº 1.063 – Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)
Resolução CS nº 47, de 07 de novembro de 2014 – Aprova a Política de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado aos Alunos dos Cursos a Distância do Ifes
Anexo da Resolução CS nº 47 – Política de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado aos Alunos dos Cursos a Distância do Ifes

 

FGE
O Fórum de Gestores de Ensino (FGE) do Ifes é um órgão de caráter consultivo, tendo como principal objetivo avaliar, estudar e propor diretrizes e aperfeiçoamentos da Política Educacional do Ifes

Anexos
Portaria nº2869, de 6 de outubro de 2016 - Altera a Portaria nº 3679 referente à nomeação dos membros do Fórum de Gestores de Ensino, bem como seus suplentes.
Portaria nº 2872, de 7 de outubro de 2016 - Aletra a Portaria nº 2869 referente à nomeação dos membros do Fórum de Gestores de Ensino, bem como seus suplentes.
Portaria nº3522, de 7 de dezembro de 2015 - Autoriza a concessão de diárias e deslocamentos aos membros titulares do Fórum de Gestores do Ifes
Portaria nº 3679, de 16 de dezembro de 2015 - Altera a Portaria nº 3522 referente à nomeação dos membros do Fórum de Gestores de Ensino, bem como seus suplentes.
Resolução CS nº 60 de 7 de novembro de 2014 - Homologa a regulamentação do Fórum de Gestores de Ensino do Ifes.


Programas

Pibid 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como proposta estabelecer vínculos formativos e reflexivos entre os espaços institucionais de formação (Ifes) e os espaços institucionais de atuação do professor (escolas da educação básica), na perspectiva de troca de saberes, experiências curriculares e práticas pedagógicas bem-sucedidas e inovadoras. Também são objetivos do Pibid:
- fomentar a pesquisa e a investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem entre os professores que atuam nas escolas;
- incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Atualmente, esse programa no Ifes possui 10 cursos de licenciaturas participantes:
- Ciências Biológicas (Campus de Alegre);
- Ciências Agrícolas (Campus Itapina);
- Física (Campus Cariacica);
- Letras – presencial e EAD (Campus Vitória);
- Matemática (Campus Vitória);
- Informática – EAD (Campus Cachoeiro de Itapemirim)
- Matemática (Campus Cachoeiro do Itapemirim);
- Química (Campus Aracruz); e
- Química (Campus Vila Velha).

Ressalte-se que os Subprojetos de Letras e de Informática a distância atuam em diferentes polos UAB ampliando a ação geográfica e territorial das ações desenvolvidas in loco nas escolas públicas parceiras com a mesma estrutura dos Subprojetos de cursos presenciais. Atualmente há 257 bolsistas de iniciação à docência distribuídos nos subprojetos.

Cada um desses Subprojetos é coordenado por um ou dois professores efetivos no Ifes que respondem pela Coordenação de Área do Subprojeto. Atualmente contamos com 19 Coordenadores de Área. Essa Equipe é coordenada por uma Equipe de Gestão dividida entre Coordenador Institucional e Coordenadores de Gestão Pedagógica. Integram ainda a equipe, 39 Supervisores, que são professores da escola de educação básica pública que orientam e viabilizam as atividades dos bolsistas de ID na escola.

Entre as ações do Pibid no Ifes, destacamos as Jornadas de Iniciação à Docência (JID), que são eventos internos em que os bolsistas participantes do Pibid, em conjunto com os professores supervisores e coordenadores de área, apresentam, discutem e refletem sobre o que está sendo realizado nos diferentes subprojetos e ainda planejam ações futuras; além dos Seminários Integrados que congregam cada qual uma área de conhecimento curricular dos envolvidos no Programa (Ciências da Natureza, Letras, Matemática, Informática) como espaços de interação e compartilhamento das experiências desenvolvidas em cada escola parceira.


Mais informações no site pibid.ifes.edu.br ou pelo e-mail pibid@ifes.edu.br.

Coordenação Institucional do Pibid/Ifes
Prof. Dr. Aldieris Braz Amorim Caprini – Campus Cariacica
Telefone: 27 3246-1600

Coordenadores de Gestão Pedagógica
Profª Drª Fernanda Zanetti Becalli – Campus Vila Velha
Telefone: 27 3149-0730

Prof. Me. Lauro Chagas e Sá – Campus Viana
Telefone: 27 3246-1642

Parfor 
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa gerenciado pelas Capes, que visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta pelas Instituições de Educação Superior (IES), de turmas especiais em Cursos de Licenciatura, Segunda Licenciatura e de Formação Pedagógica.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os docentes devem: a) realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função docente da rede pública de educação básica; e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matricula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior (IES) ofertante do curso. 

Cursos do Parfor já ofertados pelo Ifes
- 2010/1: Primeira Licenciatura em Química no Campus Vitória
- 2012/2 e 2014/2: Segunda Licenciatura em Matemática no Campus Cachoeiro de Itapemirim
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Química no Campus Arcruz
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas no Campus Santa Teresa
- 2015/2: Segunda Licenciatura em Física no Campus Cariacica

Mais informações:
www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor
http://freire.capes.gov.br/index/principal


Coordenação Institucional do Parfor/Ifes
Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro
araceli@ifes.edu.br
27 3357-7533


Editais

Edital de Fluxo Contínuo - Ações Complementares ao Ensino

Edital (formato .pdf, tamanho 164 Kb)
Anexo I - Formulário de Cadastro (formato .odt, tamanho 195 Kb)
Anexo II - Relatório de Execução e Avaliação (formato .odt, tamanho 188 Kb)

Guia do Trâmite das Ações Complementares ao Ensino (formato .pdf, tamanho 199 Kb)
Guia de Certificação de Ações Complementares ao Ensino (para Proponentes/Coordenadores(as) e Gestores(as) de Ensino) (formato .pdf, tamanho 80 Kb)

 

Edital 01-2017 - Ações de Complementação às Atividades de Ensino
Edital
Anexo I - Formulário de Cadastramento de Ações
Anexo II - Relatório e Avaliação de Atividades - atualizado em 20/07/2017

Edital 01-2016 - Ações de Complementação às Atividades de Ensino
Edital 
Anexo I - Formulário de Cadastramento de Ações
Anexo II - Relatório e Avaliação de Atividades


Regulamentos da Organização Didática

ROD Cursos Técnicos nas Modalidades Presencial e a Distância (válido a partir do semestre letivo de 2016/1- Homologado pela Portaria 67/2016)
ROD Cursos de Graduação nas Modalidades Presencial e a Distância (válido a partir do semestre letivo de 2017/2 - Homologado pela Portaria 1149/2017)

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Regulamentos da Organização Didática Antigos (revogados)
Regulamento da Organização Didática dos Cursos Técnicos (válido a partir do 1º semestre letivo de 2012)
Regulamento da Organização Didática dos Cursos Técnicos EAD (válido a partir do 1º semestre letivo de 2013)
ROD Cursos Superiores (válido a partir do 1º semestre letivo de 2012)
ROD Cursos Superiores EAD (válido a partir do 1º semestre letivo de 2013)

Revisão dos Regulamentos da Organização Didática
Metodologia de Revisão dos ROD's
ROD - Técnico
ROD - Graduação

Portarias
Portaria da Comissão do Cepe

Portarias das Comissões por campi 
Alegre
Aracruz
Barra de São Francisco
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Colatina
Guarapari
Ibatiba
Itapina
Linhares
Montanha
Nova Venécia
Piúma
Santa Teresa
São Mateus
Serra
Venda Nova do Imigrante
Vila Velha
Vitória


Código de Ética e Disciplina Discente

Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente do Ifes (válido a partir do semestre letivo de 2016/2 - Homologado pela Portaria 1896/2016)
Resolução CS nº 25/2011 – Aprova o Código de ética e disciplina do corpo discente do Ifes (revogada)
Resolução CS nº 25/2011 (Anexo) – Código de ética e disciplina do corpo discente do Ifes (revogada)


Orientações Normativas (ON)

2018
ON nº 04-2018 - Certificação Encceja 2018
ON nº 03-2018 - Orientar o registro nos documentos acadêmicos
ON nº 02-2018 - Plano Complementar ao Projeto Pedagógico de Curso
ON nº 01-2018 - Certificação Encceja 2017

2017
ON nº 02-2017 - Processo de planejamento e desenvolvimento das atividades não presenciais nos cursos Técnicos e de Graduação
ON nº 01-2017 - Registro acadêmico nos documentos intermediários e finais referentes à resolução de oferta e frequência global

2016
Portaria Proen nº 01-2016 - Frequência Global


Documentos

Resolução CS nº 202/2016 - Política de Educação para Relações Étnico-raciais do Ifes (formato .pdf, tamanho 102 kb)

As resoluções, portarias, normativas e demais documentos relacionadas ao ensino técnico estão disponíveis no ambiente virtual da Diretoria de Ensino Técnico. A sala no ambiente moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link http://moodle.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?id=360, acessando como visitante.

As resoluções, portarias, normativas e demais documentos relacionadas ao ensino de graduação estão disponíveis no ambiente virtual da Diretoria de Graduação. A sala no ambiente moodle pode ser acessada por todos os servidores, alunos e quaisquer interessados pelo link http://moodle.ifes.edu.br/moodle/course/view.php?id=367, acessando como visitante.


Perguntas Frequentes

Como faço para ser aluno do Ifes?
Para ser aluno dos cursos técnicos ou de graduação do Ifes você deve se inscrever no processo seletivo do curso de seu interesse, de acordo com as regras estabelecidas em edital próprio. É importante ler o edital completo.

Quando será divulgado o próximo edital para cursos técnicos e de graduação do Ifes?
Não há uma data certa. Você deve acompanhar a divulgação dos editais no site do Ifes. No link Processos Seletivos, clicar em Alunos. Depois, clique no edital de seu interesse.

Os cursos do Ifes são pagos?
Não. O Ifes é uma instituição pública federal, portanto, oferece ensino gratuito.

Como posso obter informações sobre processo seletivo para cursos técnicos ou de graduação presenciais/a distância?
Todas as informações sobre os processo seletivos para esses cursos constam no respectivo edital e são divulgadas no site do Ifes.

Como posso obter informações sobre os cursos a distância?
Cada curso a distância é vinculado a um campus. Os dados dos cursos (nome do coordenador, telefone de contato, local de funcionamento) estão descritos no site do Cefor. Porém, as informações mais específicas devem ser buscadas na coordenadoria do curso, no campus ao qual está vinculado.

Qual é o setor responsável pelo concurso para docentes e técnicos-administrativos efetivos?
O concurso público para docentes e técnicos administrativos do Ifes são de responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas/DGP, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional/Prodi.

O que são cursos FIC?
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são cursos de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização, em todos os níveis de escolaridade, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social. Os cursos FIC são ofertados pelo Ifes e estão sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão/Proex (proex@ifes.edu.br) e da Diretoria de Extensão de cada campus.

Como é processo seletivo para contratação de professores substitutos?
O processo seletivo para professores subsitutos é de responsabilidade da Coordenadoria de Seleção de Pessoas/CSP de cada campus.

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