Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 14h32 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 14h32

São oportunidades para começar a estudar ainda este ano. Inscrições estão abertas.

O Instituto Federal do Espírito Santo lançou três editais que somam 1.045 vagas em cursos técnicos da instituição. As oportunidades são para começar a estudar no segundo semestre deste ano. Metade das vagas é reservada para ações afirmativas (cotas). As inscrições já estão abertas. Para conferir os editais acesse https://ifes.edu.br/2024.

Veja mais informações sobre cada edital:

1) Processo Seletivo (PS) 23/2024 – Oferta 72 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, no Campus Serra

São 36 vagas para Informática para Internet e 36 vagas para Mecatrônica.

Podem concorrer às vagas estudantes que já concluíram o ensino fundamental. A seleção se dará por meio de prova objetiva (questões de múltipla escolha), que será aplicada no dia 26 de maio.

Inscrições: Serão feitas por meio do sistema on-line, até 30 de abril. A taxa é de R$ 85.

Pedido de isenção: Pode ser feito até o dia 20 de abril, pelo sistema on-line. Tem direito à isenção (gratuidade) quem estudou as duas últimas séries do ensino fundamental (8º e 9º ano) em escola pública; ou quem estudou em particular como aluno bolsista com bolsa integral em função de carência socioeconômica.

Acesse o edital.

2) PS 24/2024 – Oferta 813 vagas em cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, presenciais e a distância

Os cursos são ofertados nos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Há ainda um curso ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

São 480 vagas em cursos técnicos concomitantes, destinadas a quem já está cursando o ensino médio em outra escola e vai fazer apenas o ensino técnico no Ifes. Alguns cursos têm como requisito estar matriculado no 2° ano, outros, no 3° ano.

Já os técnicos subsequentes somam 333 vagas. São cursos destinados a quem já concluiu o ensino médio.

A seleção será feita por meio da análise de histórico escolar, considerando as notas finais de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano (ou do 6º ao 8º ano, no caso de ensino fundamental no regime de 8 anos).

Inscrições: serão feitas por meio de sistema on-line, até 30 de abril. A taxa é de R$ 65.

Pedido de isenção: Pode ser feito até o dia 20 de abril, pelo sistema on-line.
Para cursos concomitantes, tem direito à isenção (gratuidade) quem estudou as duas últimas séries do ensino fundamental (8º e 9º ano) em escola pública; ou quem estudou em particular como aluno bolsista com bolsa integral em função de carência socioeconômica.

Para os cursos subsequentes, poderá pedir a gratuidade a pessoa que tenha estudado as duas últimas séries do ensino médio em escola pública; ou aquela que estudou ou particular como aluno bolsista com bolsa integral em função de carência socioeconômica.

Acesse o edital.

3) PS 25/2024 – Oferta 160 vagas em cursos da educação profissional integrada à educação básica na modalidade de jovens e adultos (EJA), no Campus Vitória

Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino médio e o ensino técnico no Ifes, de forma integrada. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos até o primeiro dia de aula do semestre letivo; ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula; e não ter concluído o ensino médio.

A seleção se dará por meio de sorteio.

Inscrições: Presenciais, até o dia 17 de maio, no Campus Vitória. O horário é de 14h as 18h. Não há cobrança de taxa. Endereço: Av. Vitória, 1729 – Jucutuquara – Vitória – ES.

Acesse o edital. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página