Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > SiGI reúne mais de 200 estudantes no Campus Aracruz
Início do conteúdo da página

SiGI reúne mais de 200 estudantes no Campus Aracruz

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 15h51 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2016, 15h51

Alunos de vários campi do Ifes e diferentes colégios do Estado vão participar da Simulação Geopolítica do Ifes, que simula ambiente diplomático internacional para ajudar na compreensão de questões geopolíticas.

Mais de 200 estudantes do ensino médio estarão reunidos no Campus Aracruz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nos dias 19 e 20 de agosto, para a quarta edição da Simulação Geopolítica do Ifes (SiGI). O evento tem a proposta de simular um ambiente diplomático internacional, a fim de auxiliar os estudantes na compreensão de questões geopolíticas mundiais, como conflitos étnicos culturais, econômicos e sociais. A abertura do evento acontece em Vitória, no dia 18 de agosto, quando serão repassadas as regras aos participantes. Já as sessões da simulação serão realizadas nos dias seguintes, no Campus Aracruz.

Haverá alunos de escolas de todo o Estado, como dos campi Aracruz, Colatina, Vitória e Cachoeiro, do Ifes; do Colégio Marista; do Colégio Contec; do Radier; da Escola Misael Pinto Neto; do Colégio Santa Catarina; e da Escola Hilda Miranda. Durante a atividade, os jovens serão divididos em sete comitês que discutem temas específicos, simulando reuniões em diversos tempos (passado, presente ou futuro), que poderiam ser realizadas dentro da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus órgãos. Eles precisam elaborar argumentos e proposições para o debate. Há ainda um comitê de cobertura jornalística chamado O Diplomata.

Nesta edição, que tem um número recorde de comitês, serão simuladas as seguintes reuniões e temas: Organização Panamericana de Saúde 2016, com o tema “Epidemia do Zika Vírus”; Assembleia Geral da ONU 2016, com a “Reestruturação do Conselho de Segurança”; Conselho de Segurança da ONU 1970, “Guerra do Vietnã”; Assembleia Geral 2066, “Recursos Mundiais”; Programa da ONU para o Meio Ambiente 2016, “Desperdício de Alimentos”; Conselho de Reunificação das Coreias 2033, “Reunificação da Península Coreana”; Senado Imperial Brasileiro 1888, “Lei Áurea”.

Durante a simulação, os estudantes se vestem em trajes formais, e é encorajado que relacionem as roupas à delegação que representam, incorporando elementos da cultura do país em questão às vestimentas, ou ainda remetendo à época simulada.

De acordo com o relato dos estudantes envolvidos na cobertura jornalística, esta é uma oportunidade de crescimento para os jovens e de aquisição de novas visões de mundo. “Nós nos tornamos cidadãos com um senso crítico mais apurado e amadurecemos valores essenciais para um diálogo e debate enriquecedores tendo em vista a boa convivência em qualquer meio, enquanto seres sociais e políticos que somos”, apontaram em texto redigido sobre a SiGI.

Eles contam que levam dessa experiência conhecimento em diversas áreas, haja vista o interesse despertado para entender os conflitos que ocorrem diariamente no mundo e suas inúmeras consequências. Há ainda um aprendizado para a vida, devido ao trabalho em grupo e fortalecimento das relações interpessoais.

Histórico
Criada em 2013, a SiGI teve início no Campus Aracruz. Porém, este ano conta também com a parceria com o Campus Vitória, além da organização dos próprios alunos participantes. É um trabalho feito de forma voluntária e que vem se ampliando. Em sua primeira edição o projeto contou com três comitês em língua portuguesa. Em 2014, o evento estendeu-se para quatro comitês, sendo um deles em língua estrangeira.

Em 2015, com o tema “Um mundo em debate”, a SiGI teve cinco comitês temáticos e um direcionado à cobertura jornalística. Já em 2016, a simulação chega ao total de oito comitês.

registrado em:
Assunto(s): sigi , aracruz , simulação , onu
Fim do conteúdo da página