Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

WFCP e Reditec reunirão cerca de mil gestores de instituições de ensino em Vitória nesta semana

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 18h08 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 18h56

Eventos acontecerão de forma integrada, na Praça do Papa, entre os dias 23 e 27.

Aproximadamente mil gestores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países estarão em Vitória nesta semana para participar de dois eventos que acontecem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês). Os eventos acontecem entre sexta-feira (23) e o dia 27 de setembro, na Praça do Papa.

A realização é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). A organização é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O tema que será debatido é “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”.

Para receber os eventos, foi montada uma tenda climatizada de 6,4 mil m² comportando cinco auditórios, três salões, duas salas de reunião, restaurante, área de exposição, uma sala vip e uma sala de imprensa. A programação contará com conferências, reuniões, mostras, mesas-redondas e atrações culturais típicas do Espírito Santo e do Brasil, como congo, dança pomerana e samba. Além disso, haverá exposição com trabalhos de artistas capixabas.

Entre os principais palestrantes da Reditec e do WFCP, estão o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”, que abordará as perspectivas para a sociedade do século 21; e o britânico Robert Cowen, que é especialista em educação comparada e falará sobre a história da educação profissional no mundo. Estarão presentes ainda a premiada empresária, inovadora e inventora americana Deborah Yungner; o secretário da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec/MEC, Marcos Antônio Viegas Filho; e o fundador e diretor da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade de Steinbeis, Werner Faix.


Expectativas
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, acredita que será um momento de grandes trocas de experiência. “A Reditec é um dos maiores eventos que temos na Rede Federal, e está em sua 40ª edição. Já a WFCP é relativamente jovem, está no oitavo congresso, mas tem uma grande abrangência no mundo. Foi muito acertada a ideia de juntar esse eventos, pois permite que os estrangeiros tenham contato com a realidade dos dirigentes da nossa Rede, provomedo uma troca efetiva. Inclusive temos a mostra de Experiências Exitosas da Reditec e as Boas Práticas da WFCP acontecendo no evento”, destacou.

Denio lembrou que é uma oportunidade de os diretores-gerais terem contato com dirigentes de outros lugares do Brasil e do mundo, algo que de outra forma seria mais difícil Outro fator que ele destaca é a visita aos campi. Os participantes puderam se inscrever para visitas prévias, que acontecem na quinta-feira (22), aos campi Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória e ao Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância. “Isso dará visibilidade às ações do Ifes e também possibilitará o surgimento de parcerias”.

Ele espera que, após os dias de debates e integração, o evento consiga propor uma visão de futuro. Além disso, ele acredita que será uma excelente oportunidade para mostrar o Espírito Santo, e Vitória, ao Brasil. “Temos um conjunto de cerca de 1.000 formadores de opinião, acredito que isso dará um retorno muito positivo”. Ele também destaca o aprendizado para o Ifes, com a organização de um congresso desse porte, e ainda o trabalho em rede realizado. “Os assessores internacionais de toda a Rede ajudaram, os comunicadores de vários lugares do Brasil vêm ajudar, por exemplo”, apontou.

Denio lembrou que a Setec apoiou a realização desde meados de 2015, quando se consolidou a ideia de unir a Reditec com o WFCP, e ainda aproveitou para agradecer o apoio de todos os servidores, estudantes, voluntários e patrocinadores do evento. A Reditec e a WFCP têm o patrocínio da Atlântica Hotels, DK8 Tecnologia Educacional, Nova Didacta, Érica Editora e Fortline Corp.


Youth Camp

O International Youth Camp, ou Acampamento Internacional da Juventude, é um evento prévio da Reditec e do WFCP, que teve início no domingo (18). Trinta e quatro estudantes do Ifes, de outros institutos federais brasileiros e de instituições de ensino de Austrália, Canadá, Chile e Espanha já estão na Grande Vitória. Até esta sexta-feira (23), eles farão visitas a vários pontos turísticos, empresas e aos campi Vitória, Itapina, Venda Nova e Serra.

A proposta do Youth Camp é possibilitar a troca de experiências entre os vários participantes, promovendo o desenvolvimento de competências como o trabalho colaborativo, a liderança e o empreendedorismo. Os jovens participam de aulas de campo, dinâmicas de grupo e de pesquisas. Ao longo do período, produzirão um vídeo para ser apresentado no Congresso da WFCP. Eles vão acompanhar a programação de todo o congresso e terão um papel nas discussões com os gestores presentes, representando a voz do estudante.

Acesse mais informações no site http://wfcp.ifes.edu.br/.
Acesse as redes sociais dos eventos: www.facebook.com/WFCPReditec2016 e https://twitter.com/wfcpreditec2016.

registrado em:
Assunto(s): wfcp , reditec , praça do papa , vitória
Fim do conteúdo da página