Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campi do Ifes e Reitoria terão horário especial de funcionamento em janeiro
Início do conteúdo da página

Campi do Ifes e Reitoria terão horário especial de funcionamento em janeiro

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2016, 18h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2017, 08h16

Objetivo é reduzir gastos no período de férias acadêmicas.

A Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e parte dos campi da instituição terão um horário especial de funcionamento entre os dias 2 e 31 de janeiro. Nesse período, o atendimento será feito das 7h às 13h, conforme a Portaria 3.695, de 16 de dezembro de 2016. O objetivo da jornada especial é reduzir gastos de uma forma geral – inclusive energia elétrica, água e telefone – no período de férias acadêmicas.

De acordo com a portaria, os campi do Ifes poderão aderir à jornada diferenciada mediante ato normativo interno, dos diretores-gerais, que estabeleça o período e os horários de funcionamento de modo a atender a necessidades organizacionais específicas, sem perder de vista o propósito da racionalização de gastos. Aderiram ao horário especial os campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Viana, Vila Velha e Serra, além do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

Em Vila Velha, será feita uma exceção no horário apenas para os dias de matrícula, pela Coordenadoria de Registros Acadêmicos. Nos dias 16, 17 e 18, os servidores da coordenadoria e dos setores que dão apoio à matrícula trabalharão das 8h às 17h; e no dia 19, das 13h às 17h. Em Colatina, o horário especial será das 7h às 17h, para as áreas administrativas e pedagógicas; e das 8h às 17h, para a biblioteca. Em Viana, o horário especial será das 8 às 14 horas.

Todos os servidores deverão realizar, até 31 de dezembro de 2017, a compensação das horas não trabalhadas. A recomendação é que a compensação seja feita por meio de participação em cursos de capacitação que ofertem certificado e sejam validados pela chefia imediata de cada servidor. Mais orientações sobre a compensação e sugestões de cursos serão divulgadas posteriormente pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

Relatório
No ano de 2016, foi adotado o horário especial entre 11 de janeiro e 12 de fevereiro, na Reitoria e em nove campi da instituição. Relatório feito sobre o consumo de energia elétrica, de água, telefonia fixa, combustível e limpeza e manutenção apontou que houve economia nesse período. Em relação à água, o consumo caiu 20,35% em comparação com o mesmo período do ano passado. O gasto com combustível também foi reduzido, em 15,23%.

No caso da energia elétrica, houve redução de 10,53% no consumo, o que acabou não se traduzindo em economia financeira visto que a bandeira tarifária vermelha, mais cara, estava vigente na época. Em relação à limpeza, não foram observadas diferenças significativas. Na questão da telefonia, a jornada de trabalho favoreceu apenas redução com a telefonia celular, de uso exclusivo da Reitoria, e não da fixa.

Para conferir todas as informações, acesse o relatório na íntegra.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página