Página inicial > Notícias > Estudante de São Mateus é selecionado no Programa Jovens Embaixadores

Estudante de São Mateus é selecionado no Programa Jovens Embaixadores

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2013, 17h30 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2013, 17h33

João Marcos Preato Deolindo foi um dos 37 estudantes de todo o Brasil aprovados para o intercâmbio oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos.

O estudante João Marcos Preato Deolindo, 18 anos, que cursa o 3º ano do curso Técnico em Eletrotécnica integrado a Ensino Médio, no campus do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes em São Mateus, foi selecionado no Programa Jovens Embaixadores para uma viagem de três semanas aos Estados Unidos. O intercâmbio é oferecido anualmente pela Embaixada dos EUA a uma média de 35 alunos da rede pública de todo o Brasil.

Segundo informações da Embaixada americana, cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os estados brasileiros participaram do processo seletivo para a edição de 2014, sendo 37 os selecionados, além de dois professores. A conquista da vaga foi fruto de muita dedicação, conta João Marcos. Ele ficou sabendo do programa no mês de maio, por meio de uma colega, e decidiu se inscrever. Porém, teve que correr atrás para aprender Inglês.

“Toda a seleção é feita em Inglês, e eu não sabia como ia fazer para ter a fluência necessária para passar. Então, conversei com minha professora de Inglês do Ifes e ela me ajudou a viabilizar uma bolsa em um cursinho. Passei a estudar umas sete horas por dia”, relata. Para ajudar na preparação, ele também procurou ter contato com os jovens embaixadores do ano passado e pediu ajuda dos amigos para aperfeiçoar o Inglês.

João Marcos, único capixaba na lista de aprovados, passou por três etapas de seleção. A primeira foi um cadastro via internet, no qual ele respondeu a questões socioeconômicas e a perguntas sobre seus planos de vida e sonhos. Ele ainda apresentou cartas de recomendação da direção do Ifes, detalhando sua atuação em atividades de ensino e extracurriculares, e da coordenação do serviço voluntário do qual participa.

As outras etapas foram prova escrita e entrevista. Ao saber do resultado final do programa, divulgado na última quarta-feira (30), ele disse ter ficado muito surpreso e feliz. “Estava na escola, fazendo um trabalho, e fiquei sabendo que seria anunciado num programa de rádio, mas o programa acabou e não veio o anúncio. Eu desconectei a rádio que estava ouvindo on-line e achei que fosse ser adiado. Mas logo depois uma amiga me ligou e deu a notícia”, conta.

E completa: “Foi uma gritaria no laboratório. Eu estava com mais colegas e saímos correndo pela escola para contar para todo mundo”.

João Marcos embarca com o grupo para a viagem no dia 10 de janeiro e espera que esta oportunidade lhe abra ainda mais portas. A primeira, ele gostaria que fosse para a realização do sonho que relatou no questionário on-line de cadastro do Jovens Embaixadores. “Eu gostaria de me tornar um economista por uma grande universidade, quem sabe Harvard.”

Intercâmbio
A viagem do Programa Jovens Embaixadores de 2014 será de 10 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante a primeira semana do intercâmbio, os vencedores das bolsas visitam a capital americana, Washington, e seus principais monumentos. Participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois, os jovens são divididos em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais e culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil, segundo informações da Embaixada.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, fez o anúncio dos selecionados ontem (30). Em entrevista a uma rádio, ressaltou: “O programa não se resume em três semanas nos Estados Unidos, mas ele abre portas para oportunidades de estudo e emprego”.

A própria Embaixada americana, no texto de apresentação do programa, destaca que “a experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos”.