Ministro da Educação se compromete a fortalecer a rede de Institutos Federais
Em visita ao Campus Guarapari, ele ainda se dirigiu aos alunos: “Estudem muito”.
O Campus Guarapari, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu nesta sexta-feira (26) a visita do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que participou da solenidade de inauguração de um novo bloco do campus. O evento teve também a participação do governador do Estado, Paulo Hartung; da senadora Rose de Freitas; do secretário da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres; do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do diretor-geral do Campus Guarapari, Ronaldo Neves Cruz; além do prefeito de Guarapari, diretores de diversos campi do Ifes e outras autoridades.
O ministro chegou ao campus por volta das 15 horas e conheceu a biblioteca, localizada no novo bloco, que conta ainda com 23 laboratórios, quatro salas de aula, 17 gabinetes para professores, miniauditório e sala de estudos. Em seguida, ele fez o descerramento da placa e se dirigiu ao miniauditório, onde foi recebido por uma plateia composta por estudantes, servidores e autoridades locais.
O diretor-geral de Guarapari deu início à solenidade agradecendo a presença de todos e dando as boas-vindas. Em sua fala, ele comentou os excelentes resultados alcançados pelo campus em seus anos de trajetória e elogiou o trabalho de alunos, servidores técnico-administrativos e docentes. O diretor entregou à senadora Rose de Freitas o projeto para a quadra da escola, dando continuidade à expansão do campus, para que ela auxilie no encaminhamento da demanda. A senadora se comprometeu com a pauta e destacou que “o Ifes é a maior revolução no País”.
Em seu discurso, o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, apontou os investimentos que têm sido feitos no campus e no Instituto como um todo, destacando que investir em educação é trabalhar em prol do futuro. “Eu espero que o campus, agora também com esse novo prédio, possa entregar tudo de melhor para essa comunidade. O compromisso da nossa parte é de fazer todo o esforço para que isso aconteça”, afirmou.
Dirigindo-se aos estudantes presentes, o ministro Mercadante anunciou diversas novidades que estão sendo preparadas pelo MEC, voltadas para eles. Uma é o lançamento de simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os alunos do 3º ano e a disponibilização de conteúdos de estudo on-line. Ele também abordou a construção da Base Nacional Comum Curricular, convidando todos a participar, e discursou sobre a importância do protagonismo das escolas no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Sobre os investimentos em Educação, o ministro abordou a rápida expansão do Ifes no Estado e o ensino de excelência pelo qual a instituição é reconhecida. “Vocês estão num lugar privilegiado da educação brasileira, isso também é uma responsabilidade. Vocês têm muita oportunidade. A minha recomendação é: estudem mesmo, estudem muito. Vocês já chegaram num patamar fantástico, que a maioria dos jovens deste País nem sonha em chegar. Eu espero que vocês usem esse investimento que está sendo feito para criar um belo projeto de vida”, falou aos jovens.
Além das falas das autoridades, a solenidade contou com uma homenagem. A aluna da Educação de Jovens e Adultos de Guarapari Maria da Conceição Basílio Bernardo, de 77 anos, foi homenageada pelo prefeito da cidade, Orly Gomes da Silva, por sua perseverança de voltar à escola. Ela foi aplaudida por todos os presentes e recebeu cumprimentos do ministro da Educação, da senadora Rose de Freitas e do reitor do Ifes.
Encontro de prefeitos
Mais cedo nesta sexta-feira (26), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve no 10º Encontro de Prefeitos do Espírito Santo, no Centro de Convenções de Vitória. No evento, ele reafirmou seu compromisso em fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tenológica no Brasil, formada por 38 Institutos Federais, pelos Centro Federais de Educação Tecnológica, pela Universidade Tecnológica Federal e pelas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.
O ministro exemplificou que em diversos países desenvolvidos um em cada três jovens fazem um curso técnico integrado ao Ensino Médio. “A nossa média é de 9% apenas. Nós precisamos aumentar. Precisamos seguir esse exemplo. Precisamos oferecer mais cursos, investir nos mais de 500 campi que já existem, e expandir ainda mais a Rede Federal”, afirmou.
Em relação ao Instituto Federal do Espírito Santo, o ministro falou sobre a implantação de um novo campus em Pedro Canário. “Nossa prioridade é fortalecer e consolidar o que já existe. Mas nós faremos o campus do Ifes em Pedro Canário. Está no nosso planejamento, ainda precisamos fazer uns estudos detalhados e discutir muito”, anunciou Mercadante.
Ele também anunciou uma reformulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que a partir deste ano será integrado à Educação de Jovens e Adultos. O novo Pronatec será lançado no próximo dia 9 de março. “As pessoas vão se sentir mais atraídas a voltar a estudar se também obtiverem uma qualificação profissional relacionada à área que já atuam”, explicou. De acordo com o ministro, o objetivo da reformulação é aplicar melhor os recursos e diminuir a evasão.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, elogiou a iniciativa da senadora Rose de Freitas em promover um evento que diminui a distância entre os poderes. “Ter a possibilidade de tirar dúvidas e discutir sobre os problemas dos municípios diretamente com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é realmente um diferencial deste evento”, afirmou.
Denio também falou da abrangência do Ifes no Estado. “Nós estamos presentes fisicamente em 40 municípios do Espírito Santo. E posso afirmar, sem muita certeza, que temos alunos de todos os municípios. Estamos à disposição de vocês. Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui, em nome do Ifes e da Educação Profissional”.
Ele presenteou o ministro Mercadante com uma caixa de pios artesanais (mais de 40 tipos de pios que reproduzem com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves), produzida no município de Cachoeiro de Itapemirim; com um exemplar do livro “A trajetória de 100 anos dos eternos titãs: da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal”; e com o livro “Histórias que se entrelaçam”, que traz fotos antigas e atuais da cidade de Vitória.
No evento, o ministro também fez questão de agradecer pelo empenho de toda a rede federal na luta contra o Zika vírus. “Estamos mobilizando 60 milhões de pessoas para que conscientizem suas famílias a tirar 15 minutos por semana para realizarem uma checagem dos focos do mosquito. Obrigada a todos que estão realizando esse trabalho de extensão. Nós vamos ganhar essa luta”, afirmou Mercadante.
Redes Sociais