Página inicial > Notícias > Processo seletivo de cursos técnicos recebe inscrições de 16.943 candidatos

Processo seletivo de cursos técnicos recebe inscrições de 16.943 candidatos

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 17h38 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 13h11

Concorrência do Processo Seletivo 04/2016 é de 4,74 candidatos por vaga. Provas acontecem neste domingo.

O Processo Seletivo 04/2016, que oferta 3.576 vagas em cursos técnicos nos diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu 16.943 inscrições. Ou seja, a concorrência é de aproximadamente 4,74 candidatos por vaga, no geral. O curso que teve o maior número de inscritos nas vagas de ampla concorrência foi o Técnico em Biotecnologia integrado ao ensino médio, do Campus Vila Velha, com 25,5 candidatos por vaga.

Já nas vagas de ações afirmativas, o curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, do Campus Cariacica, ficou com a maior concorrência nas vagas dos dois tipos de ação: a AA1, que destina vagas a alunos egressos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita; e a ação afirmativa 2 (AA2), para alunos de escolas públicas sem necessidade de comprovação de renda. No caso da AA1, foram 24 candidatos por vaga; na AA2, a relação foi de 18 por vaga.

O PS 04/2016 seleciona alunos para cursos integrados ao ensino médio, em que o estudante cursa tanto o ensino médio quanto o técnico no Ifes; concomitantes, voltados a quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio (dependendo do projeto do curso); e os cursos subsequentes, exclusivos para quem já concluiu o ensino médio. Há ainda oportunidades para a especialização técnica em Gestão e Inovação de Processos Químicos e Biotecnológicos.

Os cursos são oferecidos nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Provas
As provas da seleção serão aplicadas neste domingo (27), das 14h às 18h. Serão 50 questões objetivas. O candidato deve comparecer ao local da prova uma hora antes do início, levando o documento de identificação com o qual se inscreveu e caneta esferográfica azul-escuro ou preta. Somente será possível levar o caderno de prova depois de decorridas duas horas do início.

Consulte os locais de prova do PS 04/2017.