Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Diretoria de TI divulga orientações para uso de computadores após ataque cibernético
Início do conteúdo da página

Diretoria de TI divulga orientações para uso de computadores após ataque cibernético

Publicado: Domingo, 14 de Maio de 2017, 21h19 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 14h46

Os usuários não devem utilizar qualquer computador institucional sem autorização do setor de TI do seu campus ou da Reitoria.

Em virtude do ataque de “Ransomware” ocorrido na sexta-feira (12), que afetou computadores em vários países, a Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifes (DRTI) orienta a comunidade acadêmica sobre os procedimentos que deverão ser adotados para utilização de equipamentos e serviços de TI nesta segunda-feira (15).

A orientação é que nenhum usuário utilize qualquer computador institucional ou mesmo de computador pessoal na rede do Ifes sem prévia autorização das unidades das Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) dos campi e da Coordenadoria Geral de Suporte e Serviços de TI, na sede da Reitoria. A medida visa garantir condições para que os setores de TI do Ifes apliquem as correções de segurança nas máquinas setoriais, laboratórios e dispositivos móveis e assim evite a contaminação ou propagação da ameaça na rede institucional.

O ataque explora vulnerabilidades em diversas versões do Sistema Operacional Microsoft Windows e tem como objetivo sequestrar dados pessoais e institucionais. Tendo em vista que o parque de TI do Ifes que suporta os usuários é baseado em Microsoft Windows, são necessárias aplicações de correções de segurança.

Terão prioridade na aplicação das correções de segurança sob responsabilidade das unidades de TI os seguintes setores: unidades de Gestão de Pessoas, unidades de Licitações e Compras, setores de Comunicação Social, coordenadorias de Registros Acadêmicos, diretorias-gerais, Diretorias de Administração, Bibliotecas e setores de Protocolo e Arquivos. Os sistemas institucionais serão restabelecidos ao longo do dia, quando as correções de segurança tiverem sido aplicadas.

Confira o comunicado da Diretoria de TI na íntegra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página