Página inicial > Notícias > Conheça o papel da Reitoria do Ifes

Conheça o papel da Reitoria do Ifes

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2017, 10h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2017, 10h43

Entenda como funciona a estrutura responsável pela administração de todas as atividades do Instituto.

No dia 1º de junho, servidores e estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) irão escolher o reitor da instituição, que terá mandato até 2021. Além disso, 17 campi irão escolher seus diretores-gerais pelos próximos quatro anos. O reitor eleito será o representante legal do Ifes e vai gerenciar as atividades do Instituto como um todo, entre outras atribuições. O gabinete do reitor fica na Reitoria, em Vitória. Mas, afinal, qual o papel da Reitoria dentro da instituição?

A Reitoria é uma estrutura prevista na Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais. A administração do Ifes se dá de forma descentralizada e cabe à Reitoria a administração, coordenação e supervisão de todas as atividades do Ifes.

A Reitoria é dirigida pelo reitor e compreende:
- Gabinete da Reitoria;
- Assessorias;
- Pró-Reitorias;
- Diretorias sistêmicas;
- Diretorias-gerais dos campi e dos polos de inovação;
- Diretorias dos campi avançados e dos centros de referência.

A lei de criação dos Institutos Federais determina que a Reitoria seja composta por cinco pró-reitorias, mas não define suas áreas de atuação, devido à autonomia de estrutura organizacional dessas autarquias. No Ifes, o Estatuto e o Regimento Geral estabelecem as cinco pró-reitorias existentes:
- Pró-Reitoria de Administração e Orçamento;
- Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional;
- Pró-Reitoria de Ensino;
- Pró-Reitoria de Extensão; e
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

As pró-reitorias são órgãos executivos que planejam, superintendem, coordenam, fomentam e acompanham as atividades referentes às dimensões ensino, administração, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. E as diretorias sistêmicas, que fazem parte das pró-reitorias, são responsáveis por planejar, coordenar, executar e avaliar os projetos e atividades na sua área de atuação.

Entenda o papel da Reitoria.

Acompanhe todas as publicações sobre o processo eleitoral na página Eleições no Ifes.