Página inicial > Notícias > Votação terá início às 9h desta quinta-feira (1º) em todos os campi, na Reitoria e no Cefor

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 17h12 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2017, 17h25

Além de votar para o cargo de reitor, 17 campi escolhem ainda diretores-gerais.

A votação para escolha de reitor e diretores-gerais no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será realizada nesta quinta-feira (1º), entre 9h e 21h. Em todos os campi, no Cefor e na Reitoria haverá pelo menos uma mesa receptora, com uma urna por segmento – docente, discente e técnico administrativo – para receber os votos para reitor. Nos 17 campi em que haverá a escolha de diretor-geral, a mesa também terá uma urna por segmento para essa votação, totalizando ao menos seis urnas nesses locais.

A escolha para diretor-geral será feita nos campi Aracruz, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. O Campus Viana, que é campus avançado de Cariacica, vota nos candidatos a diretor-geral do Campus Cariacica, então também contará com, ao menos, seis urnas nas suas dependências.

Documentos
Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto. Serão aceitos carteira de identidade, identidade funcional (identificação profissional ou de entidade de classe), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou documento institucional com foto (como crachá ou carteirinha de estudante válida). Será aceito ainda boletim de ocorrência registrado no caso de perda do documento oficial.

Os alunos da EAD estão inscritos na lista de votantes do campus ofertante do curso que fazem, tanto na consulta para reitor, quanto na consulta para diretor-geral, quando for o caso. Podem votar todos os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente do Ifes bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância.

Estão aptos a votar, ainda, os servidores afastados pelos seguintes motivos: afastamento do cônjuge ou companheiro; serviço militar; atividade política; desempenho de mandato classista; para capacitação e afastamentos para mestrado, doutorado ou pós-doutorado; licença gestante, adotante e paternidade; licença para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses; por motivo de acidente em serviço ou doença profissional. Veja mais.

Apuração
A apuração dos votos será iniciada pelas comissões locais assim que se encerrar o horário de votação. O processo será acompanhado por fiscais dos candidatos a diretor e a reitor, além de escrutinadores indicados pelas comissões locais. Serão enviados para a comissão central os mapas de votação – que contém os votos por segmento para cada candidato e o número de pessoas aptas a votar de cada segmento.

Localmente, será feito o anúncio do resultado preliminar da disputa para a direção-geral. Já no caso do cargo de reitor, a totalização dos votos será feita pela Comissão Eleitoral Central, que estará reunida na Reitoria do Ifes para computar os dados, também sob a fiscalização de representantes dos candidatos. A totalização será transmitida ao vivo pelo canal do Ifes no YouTube, a partir das 21h30 (horário estimado).

Em todos os casos, o prazo para recorrer do resultado preliminar das eleições é o dia 5 de junho. A publicação do resultado final e o encaminhamento para homologação do Conselho Superior serão feitos nos dias 6 e 7.

Acesse as regras para o dia da votação.

Denúncias
Eventuais denúncias de condutas irregulares ao longo do dia de votação deverão ser reportadas aos membros das comissões locais, que analisarão os casos que envolvem as candidaturas de diretor-geral e encaminharão para a comissão central os casos envolvendo candidaturas para reitor.

Confira as condutas vedadas durante o processo eleitoral.

#EleiçõesIfes2017
Além do site institucional, acompanhe ao longo desta quinta-feira (1º) informações sobre as eleições no Twitter e no Instagram do Ifes: https://twitter.com/ifesoficial e https://www.instagram.com/ifesoficial/.

Veja todas as publicações oficiais das Eleições no Ifes.