Página inicial > Notícias > Equipes de Robótica do Ifes conquistam prêmios na etapa estadual da OBR

Equipes de Robótica do Ifes conquistam prêmios na etapa estadual da OBR

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h36 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 15h40

O Instituto foi representado por alunos dos campi São Mateus, Linhares e Colatina.

Aconteceu em Vitória, no último sábado (12), a modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi representado por equipes dos campi São Mateus, Linhares e Colatina, que conquistaram prêmios e medalhas. Foram dois níveis de competição: Nível 1 (ensino fundamental) e Nível 2 (ensino médio e técnico).

O Campus São Mateus foi representado por seis equipes, todas integrantes do Programa de Estudo e Promoção de Robótica Educacional, um projeto de extensão do Ifes. Neste ano, pela primeira vez, o campus levou dois grupos para competirem no Nível 1, formados por estudantes de escolas parceiras do Instituto: a EMEF Vereador Laurindo Samaritano e EMEF Aviação.

Os outros quatro grupos competiram no Nível 2. A equipe ZanoTeam, formada pelos alunos Everson Henrich da Silva, João Paulo Matos Mendes, João Phellipe Rodrigues Hautequestt e Cledrlon Pereira Machado, conquistaram o 2º lugar geral neste nível.

Campus Linhares
O Campus Linhares conquistou diversos prêmios no Nível 2. Orientada pelo professor Fabrício Bortolini de Sá, a equipe Cia Robótica, dos alunos Emily dos Santos Rufino, Lucas Giovani de Paula Salgado, Luiz Carlos Cosmi Filho e Rafaela de Aguiar Giovanelli, conquistou o primeiro lugar geral no Espírito Santo. Eles se classificaram para a etapa nacional da OBR.

Os estudantes Caio Alexandre Barbosa, Clara Boone Carneiro, Hélio Almeida de Oliveira e Kaio Liuti da Silva, da equipe Hubble, ficaram com o terceiro lugar geral. Eles foram orientados pelo professor Tiago Reinan Barreto de Oliveira.

A equipe Barrobots, composta pelos alunos Ariel Toneto, Daniel Libardi Silva, José Wigner Quintino Bindacco e Mateus Falcão, orientados pelo professor Lucas Vago Santana, conquistou o prêmio Inovação, por apresentarem um robô contendo o processo mais inovador da competição, e o prêmio Escola Pública, pela quinta posição geral no Espírito Santo.

A Insight, equipe dos estudantes Edione Cirilo Pereira, Fabio Pezzin de Souza, Douglas Sfalsin Manhães e Wedmim Paixão Iayber, foi premiada com o prêmio Maker por apresentar um robô construído com peças, em sua maioria, feitas pelos próprios alunos. Eles foram orientados pelo professor Lucas de Assis Soares.

A equipe Rocket, dos discentes Estevan Sperancini Calatrone, Lilian Marcelino da Silva, Lucas Guimarães Neves e Milena Menezes Marques, orientados pelo professor João Antônio Campos Panceri, conquistou o prêmio Programação, por se apresentarem com o robô contendo o código mais bem avaliado da competição.

Campus Colatina
O Campus Colatina foi representado pelos alunos Vinícius Nunes, Brenda Conter, Mateus Krause da equipe Asimov. Eles conquistaram o oitavo lugar geral no Espírito Santo.

Modalidade teórica
Na próxima sexta-feira (25), será realizada a segunda etapa da modalidade teórica da etapa estadual da OBR. A prova será aplicada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. O Campus São Mateus tem seis alunos classificados na modalidade. Já o Campus Colatina tem três. O Campus Linhares classificou cinco estudantes.

Assunto(s): robótica , equipes , olimpíada ,