Página inicial > Notícias > Patente depositada no Ifes está pronta para ser comercializada

Patente depositada no Ifes está pronta para ser comercializada

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2013, 16h22 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2013, 15h22

A patente trata de um processo industrial que irá reaproveitar a parte metálica contida em resíduos industriais do processo de corte de rochas ornamentais, como mármore e granito.

A Agência de Inovação do Ifes – Agifes, em parceria com a empresa Servigran, depositou em 2008 a patente denominada “Processo de separação e aproveitamento da parte metálica e dos óxidos presentes no resíduo gerado no desdobramento de rochas ornamentais”. A tecnologia aguarda o preço de mercado favorável para entrar em comercialização e o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes obterá os royalties acordados.

A patente, uma das primeiras depositadas pelo Ifes, trata de um processo industrial que irá reaproveitar a parte metálica contida em resíduos industriais do processo de corte de rochas ornamentais, como mármore e granito. Por separação magnética, o metal irá se separar do restante dos resíduos do corte e essa parte metálica será misturada e homogeneizada posteriormente com aglutinante (melaço ou cal hidratada). Depois da mistura, o material formado será prensado. Este material metálico é denominado briquete.

Desta forma, o briquete poderá retornar ao setor produtivo para a produção de aço, uma vez que sua composição química é muito próxima às dos aços comerciais. As vantagens desse processo são a produção de energia mais barata, menor emissão de poluentes e reaproveitamento de sobra de materiais, entre outros. O processo é fruto do trabalho do pesquisador José Roberto de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Propemm, em parceria com a empresa Servigran.

Inovação
Há uma realidade nova no mundo no que se refere exatamente às questões ligadas à capacidade das empresas de gerarem novas ideias. Não basta apenas criá-las: inovação não é ter uma ideia brilhante para ficar guardada e sim a capacidade de transformá-la em algo real que movimente a economia e a sociedade. No Instituto, a Agifes é o caminho para que as pesquisas desenvolvidas sejam transformadas em produtos inovadores, protegendo estas tecnologias e transferindo-as para o mercado.

A Agência desenvolve várias ações que apoiam a inovação desde a concepção da ideia até a sua comercialização, como a orientação sobre propriedade intelectual, incubação de empreendimentos de base tecnológica cultural e social, e oferta e suporte de serviços tecnológicos. O Ifes já possui 13 patentes depositadas e a meta é chegar a 25 até o final deste ano.

Mias informações sobre as atividades realizadas pela Agifes estão disponíveis no site: http://agifes.ifes.edu.br/.